Tudo passou num instante


Assisti à morte justa de reis e outros tratantes, 

a terramotos profundos que esmagam em movimento, 

assassinatos de uns que são o júbilo de outros, 

povos que se levantaram em charcos de pobreza obscena, 

revoluções que acabaram em dias pálidos e tristes, 

génios que encheram praças e depois foram esquecidos. 

Vejo homens no chão e braços estendidos em apelos corriqueiros. 


Imagem atrás de imagem tenho tudo na gaveta

num arquivo organizado. 

Tudo passou num instante na alegria do consumo. 

Prefiro não acordar vou passar a ser sonâmbulo.




17 comentários:

  1. Os marcos marcantes da vida de uma pessoa
    Passam com grnde intensidade
    Gostei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos registando esses marcos, pelo menos aqueles de que nos lembramos.
      Obrigado. Boa noite.

      Eliminar
  2. Gavetas dos (a)casos, costumo chamar a esses marcos que vamos registando na memória...

    Eu renegaria esse sonambulismo, L., embora seja para ele que muitos nos empurram.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos tudo arquivado. Aceito o seu conselho, já não vou ser sonâmbulo.
      Um abraço é muita saúde.

      Eliminar
  3. Bom Dia!

    Na verdade não tenho (quase) nada a dizer acerca das coisas que, para o autor do texto, passaram num instante.

    ( para mim, nunca o apelo de um homem, deitado por terra, seria corriquero)

    Então, perguntará, o que venho cá fazer?

    Pois... dada a inusitada abertura dos vídeos que estavam hermeticamente fechados - lá no meu canto - e tanta frustração me causaram, venho testar se já poderei comentar livremente, com a minha cara laroca.

    Obrigada pela inestimável compreensão!

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Serão sempre bem vindos os seus comentários. A última palavra certamente quer dizer que já tem ideia do que vai dizer. Espero, então o seu comentário.
      Muito Obrigado.

      Eliminar
    2. Lamento, mas não foi esse o grito, ou melhor, o meu grito não lhe é dirigido; continuo sem mais nada a acrescentar ao que no seu texto exprimiu.
      Quis simplesmente manifestar a minha alegria por ter descoberto o motivo de entrave à livre circulação dos meus comentários pela casa blogosferica dos moradores no meu blogobairro, onde o Brancas Nuvens se inclui.

      Não se preocupe, logo, logo, é já amanhã...

      Até lá, então!

      Eliminar
  5. La muerte está siempre presente, nunca se sabe a la hora que va a llegar.

    Besos

    ResponderEliminar
  6. A aguarela de hoje, muito ao meu gosto, lembra "Big Brother" o personagem fictício no romance 1984 de George Orwell.

    "Prefiro não acordar vou passar a ser sonâmbulo"

    O POETA tem a liberdade de o fazer, logo que continue a escrever e a pintar para o prazer de todos nós, leitores.

    ResponderEliminar
  7. Não podemos baixar os braços, assistindo resignadamente à destruição. Reagir e lutar é uma necessidade !
    "Mais vale se um cão raivoso do que um carneiro !"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu estou inteiramente de acordo consigo. Estamos na luta.
      Um abraço.

      Eliminar
  8. Olhei agora melhor para a aguarela.
    A legenda fez-me lembrar uma quadra que a minha saudosa Mãe dizia muitas vezes,
    quando queria prevenir/avisar sobre alguém que não merecia credibilidade,
    por ser falso e traidor:

    Era assim:

    Ingrato, tira-me os olhos
    para teus crimes não ver
    negas-me aquilo que vejo,
    isso, para mim, é morrer!

    😊


    A boca pode é servir para alguém desmentir o que outro diz ter visto e que não viu, isso sim!!
    Nunca o que vejo, ora essa!! 😇

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre houve mais qualquer coisa para dizer, é sempre um contentamento para o autor.
      Agradeço
      Até logo.

      Eliminar