Foto do autor do texto 


    

 

O que me vale é o vizinho de baixo


Há arrogância no convencimento 

de que o mundo é um só, o nosso. 

É como que uma paralisia 

a impossibilidade de admitir 

que a mesma paisagem pode ser outra 

consoante os olhos que a devoram 

ou os olhos que a contemplam. 

O pensamento esquemático mata 

a dimensão humana contida na criatividade 

da exploração do possível 

mas também do impossível. 

A verdade única 

é a mão que interrompe o intervalo 

entre a angústia e a solidão. 

A minha sorte é que Bach 

é o meu vizinho de baixo 

e cá em cima ouço tudo. 




 

35 comentários:

  1. Viver no mesmo prédio de Bach é uma honra
    😊

    ResponderEliminar
  2. A verdade única (caso haja uma verdade única)
    É a música de BACH que interrompe o “meu intervalo”
    entre a angústia e a solidão.

    Uma publicação absolutamente perfeita 🦋

    ResponderEliminar
  3. “Quem” é Bach?
    Conheci alguém, há alguns anos, que deu o nome de Bach ao seu canino! Uma falta de respeito, achei eu na altura! : )))
    Se ouvir coisas agradáveis... será um bom vizinho. E os bons vizinhos devem ser valorizados e acarinhados. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se achou que era falta de respeito dar o nome de Bach a um cão é porque sabe quem é. Digo no texto "a criatividade da exploração do impossível".
      Saúdo a sua visita que julgo ser a primeira. Obrigado pelo comentário.
      Até à próxima.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ter em conta a sua chamada de atenção mas, ainda assim lhe digo, que na penúltima publicação desta nossa companheira de blog lá está o meu comentário.
      Não sou uma pessoa que esteja sempre a tentar ver mensagens admoestantes por trás de cada frase, isso evita muitas desavenças.
      Tenho dúvidas que Catarina tenha tido esse objectivo. Só ela poderá dizer.
      D.Luís deseja-lhe um bom dia, não escrevo mais porque estou a envergar a armadura e não dá jeito para manipular o teclado.
      Aceite os meus respeitos
      Bom Dia

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Ler a vossa troca de comentários está a ser uma distração para mim!!! : )))
      Eu visito e posso ou não deixar um comentário num determinado blog, sem ter recebido uma única visita do/a administrador/a desse dito blog. Detesto e fico extremamente desmotivada quando recebo um comentário mais ou menos nestes termos (direta ou indiretamente) : “Estou a seguir-te, espero que me sigas” . Tira-me do sério. : ))
      Um abraço aos dois!

      Eliminar
    4. Cheguei agora á conclusão que sou EU QUE NÃO TEM SENTIDO DE HUMOR 🤡

      Eliminar
    5. Espero que não. Não podemos levar tudo a sério.

      Eliminar
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  5. Ah, L., eu tive o privilégio de partilhar o meu tecto com Beethoven :)

    Embora as "vendas" me impeçam de decifrar por completo o manuscrito, continuo a gostar muitíssimo da fotografia das duas páginas do seu caderno.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. De um modo geral consigo, quando fico baralhado refaço o texto. É um processo de construção criativa.
      Volte sempre.
      Obrigado.

      Eliminar
  7. Que vizinho privilegiado, é esse Bach...kkkk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprecio o seu humor mas o privilegiado sou eu, nem que fosse por ter novas visitas.
      Muito Obrigado por ter vindo.

      Eliminar
  8. Vizinhança boa essa.
    Me passa o endereço?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse tal Bach vive paredes meias com cada um de nós. Saúdo esta sua primeira visita, que agradeço.
      Até à próxima.

      Eliminar
  9. Es buena música la de Bach. La música también es un arte que deleitan los oídos.

    Besos

    ResponderEliminar
  10. Era bom que compreendêssemos os outros tão bem como nos compreendemos a nós. Facilitaria muito a humanidade e evitaria estarmos a destruir algo muito importante para todos nós. Aqueles que não tiveram o privilégio, como nós, de viverem em sociedades mais "conseguidas", que nem sempre são as mais evoluídas !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou inteiramente de acordo com quase tudo, acho que há muitas pessoas que nem se compreendem a elas próprias.
      Obrigado, um abraço.

      Eliminar
  11. O pensamento esquemático mata
    a dimensão humana contida na criatividade
    da exploração do possível
    mas também do impossível.

    O pensamento esquemático
    não é pensamento é maquinação
    e mata tudo

    ResponderEliminar
  12. Vivemos no nosso pequeno mundo, e desconhecemos, por arrogância ou ignorância, os talentos dos que nos são mais próximos, os vizinhos.

    Gostei do caderno de notas, também ando sempre com um parecido :)
    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Caro Poeta
    Isso é bom!
    Porque há vizinhos que são intragaveis.
    beijo
    :)

    ResponderEliminar