Foto do autor do texto



Falar sozinho, sei como


Tenho para trocar 

dois lábios 

dois olhos 

dois ouvidos. 

Troco tudo o que disse 

tudo o que vi 

tudo o que ouvi 

por um novo nascimento. 

Troco tudo por um lugar 

onde arrumar as palavras certas

nos momentos certos, 

por mais olhares inocentes,

por novos sussurros e segredos. 

Tenho para trocar 

dois lábios 

dois olhos 

dois ouvidos 

e junto dou como brinde

um pouco de azul do céu 

onde guardo o entendimento

de que com a poesia podemos

aprender a falar sozinhos.




27 comentários:

  1. Tudo podemos com a poesia !é a pintura falante.
    _ a emoção e a expressão da Arte do poeta.
    Obrigada pelo azul onde habita o céu.
    bom sábado e abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos ficar acompanhados. Obrigado.
      Bom fim de semana. Um abraço.

      Eliminar
  2. Eu troquei „A mentira como arte“ || „Die Lüge als Kunst“ por com convite!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consigo entender o seu comentário.

      Eliminar
    2. Que todos somos artistas
      Disse Beuys, com razão.
      Ser-se Mestre no disfarce
      Poderá ser uma arte
      Que alguns têm, outros NÃO!


      Eliminar
    3. Uma frase do ícone alemão muitíssimo mal interpretada, porque NÃO está completa.
      O mesmo sucedeu com uma frase de Sócrates.
      Temos que ler as frases no contexto para as. compreendermos..

      Eliminar
    4. Já lá dizia António Aleixo:

      P’rá mentira ser segura
      E atingir profundidade,
      Tem que trazer à mistura
      Qualquer coisa de verdade.

      M.A.

      Eliminar
    5. Tanto tu, JANITA, como o teu ícone António Aleixo, trazem à mistura qualquer coisa de verdade!!

      Eliminar
    6. A saber:
      António Aleixo, cauteleiro, guardador de rebanhos e Poeta, não é somente o ícone da Janita nem da Maria Antonieta.
      É de todos quantos se orgulham de ser portugueses, quer tenham nascido no seio de famílias humildes ou burguesas.

      Só para terminar, fica mais uma quadra adaptada à presente situação:

      Entras sempre com doçura
      A mentira, prá agradar
      A verdade entra mais dura,
      Porque não quero enganar.


      Foi um prazer este diálogo, que termina aqui.

      Eliminar
    7. JANITA, TODOS NÓS SABEMOS QUE TU ÉS A MARIA ANTONIETA!!!

      Eliminar
  3. Bom dia!

    O pedaço de Céu que à partida nos oferece, fabulosamente belo, de um azul intenso onde a graciosa nuvem branca vai sendo empurrada como que por uma espécie de ar frio, já me satisfaz.
    As palavras, utópicas, como convém num texto poético, seguem o caminho que já nos habituou, logo, sem surpresas.

    Já pensou que pode renascer mesmo sem doar nada nem trocar as suas vivências que, boas ou más, são suas e só suas?
    Basta que faça tudo diferente do que fez no seu passado, retome os caminhos percorridos e dê-lhes novo rumo. Quem sabe renasça em si o olhar inocente, o espaço certo onde arrumar as palavras certas, talvez aquelas que nunca disse, obtendo assim, a graça de novos segredos, murmurados ao seu ouvido...
    O pior é que se os conselhos resultassem, não se davam, vendiam-se, né? E poesia é poesia... :)

    Um abraço.

    (Ah, acho que este conselho/pedido vai seguir... por favor, retire o acento agudo da palavra sozinho. )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia.
      Mudar de rumo é uma prática que tenho seguido ao longo da minha vida mas, de tanto renascer, acabamos por morrer afogados em tanta mudança.
      Obrigado pelas referências simpáticas à publicação de hoje.
      Correcção efectuada, agradeço.
      Um abraço

      Eliminar
  4. Belíssimo pedacinho de azul...

    Sei que a leitura do poema não deve ser literal e muito menos exigir uma resposta literal, mas... não resisto, L. ;

    Uma troca é uma troca, pressupõe o "toma-me lá e dá-te cá", e eu não cederia nem um pedacinho de mim, fosse pelo que fosse, por estranho que possa parecer.

    Outra coisa será aquilo que de nós vamos oferecendo nos poemas nossos de cada dia :) Essas são trocas mais do que justas e sempre produtivas, muito embora, por estar em fase de pousio, me encontre claramente em falta.

    Não me parece que queira renascer, L.. Eu não o quero. Tudo o que quero é recuperar a acuidade visual, manter a muito pouca autonomia física que me resta e poder continuar a escrever quando sair deste "pousio".

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez fosse interessante viver esta vida como treino e voltar depois com a sabedoria e a prática adquiridas. Tudo o que ficou escrito na publicação de hoje é o delírio de quem é o que é sem a possibilidade de ser outro.
      Obrigado pelo seu desenvolvido comentário que tomo sempre em conta.
      Um abraço

      Eliminar

    2. Muitas vezes me têm assaltado esses pensamentos de como seria bom termos duas vidas para viver.
      A primeira seria de aprendizagem e treino, para na segunda termos a oportunidade de corrigir os erros que cometemos na primeira e sermos diferentes, para melhor. Afinal, não sou só eu a sentir esse desejo...
      Desculpe a intromissão e quaisquer outras coisinhas, que acaso o tenham desgostado.

      Eliminar
    3. Digo o mesmo, afinal não fui só eu que pensei nisso. Está tudo bem e... sereno.

      Eliminar
  5. Li e reli o poema. Parece-me, como em muitos outros que por aqui tenho lido, que o poeta carrega consigo, uma enorme inadaptação à vida atual, ou à idade. Mas provavelmente não passa de um estilo literário, a sua forma de fazer poesia, pois como disse Fernando Pessoa, o poeta é um fingidor. Gosto desse pedaço de céu.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Juntamos a realidade da nossa vida com a ficção e o resultado é a incerteza, o absurdo, paisagens desconhecidas. Obrigado pelos seus comentários atenciosos.
      Saúde, um abraço.

      Eliminar
  6. A poesia tudo permite e tudo alcança, até podemos ser donos, de um pouco de céu.
    Assim sendo, estou disposta a trocar, o meu pedaço de céu, pelo seu.

    Um abraço !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A possibilidade de inventar o irrealizável está ao nosso alcance.
      Um abraço.

      Eliminar
  7. Que lindo é o azul do céu que tem para troca, Luis!
    Não troque tudo, poeta, é um gosto vê-lo aqui, inteiro, tal qual é.
    Porquê não deitar fora essa mágoa?
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomo em consideração o seu comentário e agradeço-lhe as suas palavras.
      Um abraço.

      Eliminar
  8. A poesia para alguns é um estado de escape, de amor e de outros tantos sentimentos.
    Sim, concordo que um bocado de céu pode nos ensinar a falar sózinhos, mas também nos pode trazer a calma e a paz que precisamos, em vários momentos da nossa vida.

    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A poesia mantém-nos vivos e a lembrarmo-nos de nós.
      Um abraço

      Eliminar