Deveria haver uma sabedoria


Deveria haver uma sabedoria 

das mãos sobre o apelo terno da pele

e o seu entendimento,

sobre a possibilidade de conceber os gestos

e a sua motivação, 

o abraço das palavras e o seu alcance. 

Deveria haver uma sabedoria

aprendida por cada um como um lampejo

de que se não sabe a origem

que nos ditasse os sinónimos 

do que se chama afeição. 

Depois, 

atrás dessas palavras viriam as outras

de que não sei agora o nome

mas que fazem vibrar a nossa existência 

e a partir dessa sabedoria

tudo ganharia os contornos luminosos

do significado justo e perfeito

e tudo passaria a ter a alma das palavras

conhecidas num ápice 

sem dor

sem confusão 

sem disfarce. 


Haverá um dia uma sabedoria não perecível 

e a partir daí as paredes da nossa vida

lentamente se tornarão mais brancas

e ouviremos de novo

o chamamento da nossa mãe 

para irmos antes que a refeição arrefeça.



 

14 comentários:

  1. A aguarela é um grito de cor e alegria.
    Enquanto que o poema é uma UTOPIA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que o texto, apesar de utópico, lhe tenha tocado.

      Eliminar
    2. Embora no âmbito do irrealizável o poema expressa aquilo que todos idealizamos, mesmo sabendo que é simplesmente quimera e fantasia.

      Eu ouço a voz da minha mãe: „Teresinha, lava as mãos antes de vires para a mesa.“

      Boa noite, Luís!!

      Eliminar
  2. A sabedoria do nosso crescimento como almas que nunca tiveram dono

    ResponderEliminar
  3. Creio, ou melhor, tenho a certeza, de que essa Sabedoria já foi encontrada.
    Quem idealizou e escreveu estes versos tão belos sabe bem onde mora essa Saber.
    Gostei muito, muito do que li.
    Foi um regresso íntimo às minhas paredes brancas e ao chamamento, ainda tão presente na minha memória, da voz sem nenhum laivo de autoritarismo, de minha Mãe a chamar-me para o almoço: "Francisquinha, anda almoçar"...
    Lamento, as lágrimas impedem-me de continuar.

    Um abraço, apenas sabendo que tudo em mim parou no tempo. Naquele tempo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico sensibilizado com o resultado do meu escrito de hoje, talvez essa emoção seja a mesma com que recordo certos momentos que nos fazem recuar até um tempo que, sabemos agora, era mais límpido e suave e que, afinal, acabam por compor muito do que tenho deixado escrito por aqui.
      Confesso que quando os leitores se emocionam me sinto compensado por ter encontrado forma de os tocar.
      As saudades vão-se acumulando num lugar inesgotável.
      Obrigado, um abraço.

      Eliminar
  4. Na minha modesta opinião essa sabedoria existe. Pô-la em prática é que, por vezes, não é fácil
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As opiniões dividem-se, nunca saberemos ao certo se será ou não assim.
      Obrigado. Cumprimentos.

      Eliminar
  5. Se debe de hablar con sabiduria y usar sabiduría en las palabras.

    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No es fácil cuando se trata de la sabiduría de los sentimientos. Un abrazo.

      Eliminar
  6. Gostei de ler. Porquê? Talvez porque essa sabedoria seja um sonho que gostaríamos de tornar possível.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar