Foto do autor do texto


 

A falta de sentido


Há na minha fraca memória 

uma arrogância contra o passado

contra o fervor dos anos sem sono. 

No meu esquecimento das coisas

há um inevitável arrependimento 

     por atear fogos na serenidade

     por persistir em conduzir caravanas

     no deserto como Rimbaud

     por destruir os ninhos de aves ausentes

     por provocar clarões à entrada da noite. 


Há na minha fraca memória 

uma arrogância contra o passado. 

Como punição, vou dedicar-me

a descobrir o mistério nunca falado

das maçãs gémeas do paraíso 

até me dissolver na falta de sentido

de tudo isto.



 


14 comentários:

  1. Rimbaud morreu tão cedo que nem teve a oportunidade de se virar contra o passado, embora libertino como era, tivesse tido muitas noites sem dormir.
    Deixemos o poeta francês e apoiemos o poeta português a descobrir o mistério das maçãs gémeas do paraíso.
    Metaforicamente dei duas dentadas nas belas maçãs 🍎 🍎 e abandonei o canapé … a caminho da minha cama.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa investigação está dependente da capacidade inventiva do autor. Tomo em conta o apoio expresso no seu comentário. Rimbaud morreu cedo mas a vida que viveu, sempre por opções pessoais de desassossego, foi longa por tantas experiências que teve.

      Eliminar
  2. Pois faça isso!
    Dedique-se à descoberta do mistério das maçãs que havia na macieira do Paraiso e, depois, diga-nos se descobriu algum sentido nisso.
    Atenção, isto não é um poeminha cor-de-rosa. É uma frase de sugestão. Se acaso rimou não tenho culpa.

    Gostei da foto e das cores. Uma maçã é ligeiramente mais pequena do que a outra, mas isso acontece.
    Dificilmente há duas iguais.

    Boa noite.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez me dedique a essa investigação e será curioso saber se a maçã escolhida fosse outra o que teria acontecido.
      Bom Dia, um abraço.

      Eliminar
  3. O passado umas vezee está lá, outras está escondido

    ResponderEliminar
  4. Havia um mistério nas maçãs do paraíso? Fico a aguardar o resultado dessa investigação.
    Estou de volta. Cheguei ontem à noite, as férias interrompidas para não deixar de cumprir o meu dever de cidadã.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que importa, ir votar, eu já fui.
      Quanto às maçãs gémeas, veremos se é possível fazer essa investigação.
      Saúde, que tudo corra, no dia de hoje, como desejamos.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Aqui 🇩🇪 46% já votaram por carta e, assim, ninguém precisa de interromper as férias.
      Em dias como hoje, estou arrependida de não ter aceite a nacionalidade alemã — o que me impede de votar nas eleições legislativas alemãs.
      Abraço ambos.

      Eliminar
    3. Não se arrependa, depois não podia votar nas nossas. Festa é festa, tanto faz aí como aqui.

      Eliminar
  5. E eu a pensar que no paraíso, a maçã de pecado era só uma, ai a minha memória :)

    Um abraço e feliz semana !

    ResponderEliminar
  6. Acabei de trincar uma maçã «igualinha» às fotografadas... sem pecado.
    Beijo.

    ResponderEliminar