Foto do autor do texto 


As palavras na infância 


Caem-me da boca as palavras

como frutos maduros

caem-me as palavras

sobre os actos

e os actos sobre a infância. 

As palavras no som de um búzio 

dizem o meu nome

ao mesmo tempo simples e vulgar

o nome que é a nossa ordem

a nossa natureza

a única coisa que nos foi dada

para sempre

e se transformou em nós 

e se tornou diferente

dos outros iguais. 

Caem-me da boca as palavras 

sobre a infância 

sobre a paz

que de tão longínquas

já ninguém as reconhece.



 

14 comentários:

  1. As palavras são desprendimento de nós. Disformes

    ResponderEliminar
  2. O Luís mergulhou na infância e trouxe-nos uma fotografia encantadora com o benjamim no centro e a mãe atrás orgulhosa dos seus rebentos. Gostei sobretudo da maneira artística com as pedras. As palavras da infância tocaram-me profundamente, embora eu não tenha nada de saudosista.




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A infância diz-nos sempre alguma coisa a todos nós, há sempre momentos idênticos nesses tempos passados.

      Eliminar
    2. Ao ver a fotografia lembrei-me que a minha mãe odiava praia. Eu também era a „bem-amada“, porque era filha única.
      O poema tocou-me pela sua qualidade poética.

      Eliminar
    3. Tocar a sensibilidade, objectivo cumprido.

      Eliminar
  3. Que maravilha, L.!

    Somos, em grande parte, aquilo que a nossa infância fez de nós.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. As fotografias, poucas, porque dantes não era fácil fotografar tudo, desencadeiam recordações.
      Saúde, um abraço.

      Eliminar
  4. Um poema encantador, como encantadora é a fotografia de uma época distante. (Adoro ver fotos antigas)
    Os seixos pintados, emprestaram a nota artística, que o momento e a foto mereciam...
    São como doces frutos maduros, estas palavras que o Autor hoje nos oferece.
    Obrigada!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recordações da infância são sempre momentos tocantes para todos, tanto mais quando somos da mesma geração.
      Eu é que agradeço as suas palavras.
      Saúde, um abraço.

      Eliminar
  5. "já ninguém as reconhece."?
    Teu poema o desmente!

    (acho que tinha um calção igualzinho)


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A foto é a imagem, as palavras inventamos nós.
      Os fatos de banho eram todos iguais naquela época.

      Eliminar
  6. Fotos da infância, são provas inalteráveis de instantes felizes.
    As palavras... leva-as o vento.
    Fui muito feliz lá longe, na infância.
    Luis, gostei do poema e da imagem.
    Beijo.

    ResponderEliminar