Foto de Daniel Filipe Rodrigues




Oração para a noite de Natal


Para cada um uma mão sobre a cabeça 

que nos proteja do insucesso

do cansaço do corpo

da inevitabilidade de tentar de novo

dos olhares esfumados

do esquecimento dos que nos descenderam

da injustiça dos que julgam o nosso passado, 

o nosso presente e o nosso futuro 

sem conhecerem os ingredientes que utilizámos. 

Para cada um uma mão sobre a cabeça 

que nos proteja da maledicência

do vómito

da dor de cabeça, dos dentes, das articulações 

do nosso envelhecimento

e do da nossa casa

do murchamento das nossas flores

da violência da verdade que não ignoramos

do bolor que cresce em nós quando estamos sozinhos. 

Para cada um uma mão sobre a cabeça 

a mão da nossa sabedoria

da nossa delicadeza

da dignidade até à última expiração. 


Ámen 



17 comentários:

  1. Vós, POETA da POESIA,
    sobre a vossa cabeça pousa
    a sabedoria
    a delicadeza
    a dignidade.

    Oração para a noite de Natal
    expressa mil sentimentos num dia,
    Milhões de dores numa hora.

    Natal! Natal!
    A estrela da fotografia
    silenciosa e sentida,
    mais brilhará! …

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu comentário é um tanto patético … o champanhe não é o culpado.
      A noite de ontem não me afastou da realidade.
      Quatro adultos, três crianças e um cão.
      Sem rezas … com uma canção 🎶
      Stille Nacht, heilige Nacht

      Os festejos continuam e fecham com o Dia dos Reis 🌾

      Eliminar
    2. Gosto da época mas não sou apreciador dos festejos familiares, do bulício, das máscaras e barretes, sou mais comedido.
      No entanto... viva o Natal.

      Eliminar
    3. Máscaras e barretes no Natal 🎄 isso já é Carnaval.
      Ontem éramos sete gatos pingados e um cão.
      Antes da pandemia éramos mais de trinta pessoas … sem máscaras e barretes.
      O clã Hoffbauer têm potencial em todos os sentidos.

      Continuação de dias tranquilos, Luís.
      Os meus menos tranquilos longe da minha 🏡

      Eliminar
  2. Esta noite que nos qfasta da realidade, para depois tudo ser igual

    ResponderEliminar
  3. Com a casa em silêncio (finalmente) o único ruído que me chega aos ouvidos é o o da água a bater na loiça, quais vagas alterosas a desfazerem-se em espuma de encontro às rochas, limpando-as de impurezas.
    Demasiado cansada para apreciar devidamente a sua Oração da Noite de Natal, vou tentar dormir algumas horas.
    Amanhã espera-me nova maratona natalícia, mas penso que terei a mente em melhores condições para a reler e formular um comentário.
    Tudo o que eu precisava neste momento era de uma não sobre a minha cabeça e, milagrosamente me aliviásse deste latejar que sinto na pernas e na cabeça...
    Obrigada pelo convite que me deixou lá no meu cantinho.

    Boa noite, até amanhã.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta quadra, com a chegada da família, o trabalho é muito para que tudo esteja preparado mas... é compensador.
      Bom Dia, o Natal continua.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Luís.

      Voltei aaqui para reler a sua bela "Oração de Natal" que agora me soou ao pedido final do Pai Nosso...«Livrai-nos de todo o mal».
      Em boa verdade, eu só desejava que uma mão pousasse na minha cabeça quando o cansaço físico e mental, me fazem esmorecer a vontade de viver. De resto, sei que só a nossa lucidez, o nosso amor próprio e a nossa força de vontade, serão a mão que nos pousa na cabeça e nos impele a seguir em frente.

      Apreciei a fina ironia, tão característica neste poeta/pintor.
      E que nunca nos falte a esperança e a solidariedade para colocarmos nós a mão, sobre a cabeça de quem precisar de um afago.
      Mesmo que não sejamos fazedores de milagres...

      Fiquei intrigada com a fotografia e fui indagar...Gostei de saber que se encontra num parque urbano em Copenhaga.
      A mesa continuará posta até ao Dia de Reis!
      É Natal!

      Um abraço, Luís.
      Continuação de Boas Festas!

      PS- Agora vou até ao meu cantinho encontrar-me com os meus queridos e pacientes leitores.

      Eliminar
    3. Nada nos resta que nos proteja senão nós próprios, tudo o mais é incerto, inconstante, insatisfatorio.
      A foto é em Copenhaga, sim.
      Na minha realidade a mesa não é sempre a mesma.
      Obrigado, um abraço.

      Eliminar
    4. Então... isso significa que o Luís não passa o Natal na mesma casa!
      Seja ela a sua casa ou a casa de outra pessoa. Enfim, vidas, não é? Cada um sabe da sua.
      Como sei que só responde se quiser, vou perguntar: O seu filho Bartolomeu vive cá no país, ou no estrangeiro, como os irmãos?
      Perguntadeira. Safa! 🤔

      Boa noite, um abraço.

      Eliminar
    5. Passo o Natal em duas casas. O Bartolomeu vive em Lisboa.
      Compreendo-a, também sou curioso.
      Boa Noite, um abraço.

      Eliminar
    6. 👍 Obrigada pela compreensão.

      Eliminar
  4. O poema é fabuloso e mereceu-me uma releitura atenta, L.

    Que seja, então, essa mão, "a mão da nossa sabedoria

    da nossa delicadeza

    da (nossa) dignidade ".

    Forte abraço!

    ResponderEliminar