Foto de Bartolomeu Rodrigues




Talvez não descubras que é Novembro 

É novembro 
temo que a chuva caia sobre o poema 
recolho-me no telheiro do lugar 
onde guardo as palavras
Para que o clima te agrade 
mudo até a folha do calendário 
para Maio que é um mês ameno 
em que já se pode andar descalço 

Temo que a chuva caia precisamente 
sobre este poema onde te proponho 
     a contemplação dos meus bichos-da-seda 
     o que tenho de mais raro 
mostrar-te como engomo as minhas camisas 
uma das minhas habilidades 
     exibir-te como caço moscas e mosquitos 

     com bastante eficácia 
revelar-te a minha colecção de cactos 
alguns com flor 
     dizer para ti em voz alta 
     orações, 
     bulas farmacêuticas, 
     cartas oficiais, 
     instruções de electrodomésticos 
     ___ poemas 
     com ou sem música de fundo

E falar-te saudoso dos girassóis 
que tinha no quintal da minha infância 
     do grilo preto ___ grilo cantor 
     que já me conhecia
da caixa de aguarelas do meu pai
a maior maravilha
     dos sonhos 
     já nesse tempo estranhos
e dar-te tudo o mais que me peças 
sobre mim e as minhas competências

Depois disto 
se o poema não ficar à chuva
se não descobrires que já é Novembro 
e se ainda houver tempo
peço-te então 
que me reveles um mundo novo.



 

20 comentários:

  1. Creio que o comentário que acabei de deixar na publicação de ontem, voou direitinha para o mail.
    Depois confimr, sff.
    Este poema virei lê-lo amanhã pela fresca.
    Obrigada, um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confirmo que o seu comentário foi para o meu mail. Tomei a liberdade de o publicar no sítio certo.
      O texto cá estará à sua, espera.
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Eu não descubro, qual é o objeto da fantástica fotografia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma escada vista de um andar superior.

      Eliminar
    2. Já escrevi vários comentários com o meu nome que não ficaram publicados, talvez fossem parar ao seu @mail.
      Estou absolutamente chateada por ser obrigada a comentar anónima 💙💙
      A perspectiva da fotografia é fenomenal

      Eliminar
    3. Nem nos mails encontrei qualquer comentário seu. Pode tentar de novo?
      Obrigado.

      Eliminar
  3. Um poema genial onde desabafas o "teu querer" para agradar alguém que te mostre ou revele "um mundo novo" o que me suscitou que a tua saudade e desejo é tão grande que só tu poderás arranjar/ver/procurar esse mundo dentro de ti.
    A foto está muito bem captada, primeiro pareceu-me um tapete rolante de uma máquina, mas não é um corrimão de uma escada.
    Gostei deste momento de leitura que me fez passar a telha com que acordei:)))
    Beijos e um bom sábado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já é alguma coisa válida ter contribuído para alterar o humor ao acordar.
      Bom fim de semana.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Procurarmos o tempo normalmente costuma ser perda de tempo

      Eliminar
    3. Um trocadilho engraçado mas sem aplicação na publicação de hoje. Tudo depende da leitura feita.

      Eliminar
  4. Ser Poeta é escrever poesia.
    Poesia é delirar com tudo e com nada,
    misturar o nada com o tudo
    e fazer nascer uma bonita salgalhada.

    Se houver algo de verdade em tudo o que nos oferece hoje, que seja a habilidade e destreza no engomar das suas camisas.
    Aprecio muito a auto-suficiência do homem nestes assuntos domésticos.
    A fotografia do Bartolomeu é belíssima.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem tudo é verdade nem tudo é ficção. Aprendi a ser autosuficiente nos assuntos domésticos, talvez com pouca habilidade, como no engomar das camisas mas, a autosuficiencia está para além do desempenho dessas tarefas.
      Também achei a foto um grande momento que depende da oportunidade de saber olhar.
      Um abraço

      Eliminar
  5. Novembro _ dos sagitarianos que geralmente são bem humorados,
    as vezes compulsivos e rebeldes ,assim dizia meu pai ao me ver rindo
    do quase nada e argumentando quase tudo .
    Gosto da coleção de cactos, conseguem acumular água e
    são sempre fortes e purificadores.
    Um poema para ler e reler, Luís.
    Boa semana e abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um comentário simpático. Sou do signo sagitário mas não sou crente na astrologia.
      Bom fim de semana.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. 💙 ... onde diabo andam os meus comentários?!
    A minha atenção foi atraída pela fotografia.
    Novembro no verão é original e fresco

    ResponderEliminar
  7. Este é o comentário de VENTANA DE FOTO que me chegou por mail:

    Yo no le temo a noviembre, lo que ahora le temo es al calor que estamos padeciendo este verano. No se puede salir a la calle con más de 40º de temperatura.
    Besos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquí el calor también es intenso y agotador, hay varios fuegos. Un abrazo.

      Eliminar