Foto do autor do texto





 
 
O dia das coisas impensáveis 

Não é preciso que sejas bonita
preciso é que tenhas o cabelo curto
na cor que é a sua própria cor
que valorizes a beleza do que é simples
sem adornos, sem ouros, sem disfarces
que deixes os livros abertos virados
sobre o sofá 
que os leias dobrados numa só mão 
capa com contracapa
que gostes de música ___ 
___ sobretudo a barroca
que aprecies o calor do meu corpo
da minha alma
e que o digas
sem que tropeces na dúvida 
Não é preciso que sejas bonita 
podes até fumar ___ ao ar livre
em vez de te intoxicares com gosto
e uma mãozinha de polegar erecto
nas imagens da decadência social
Preciso apenas é que me deixes
ficar exilado dentro de ti

Desconfio que hoje é o dia
das coisas impensáveis.




29 comentários:

  1. 🦋
    O manual da vida breve ensinou ao poeta que não seja tão exigente com os outros e com a vida.
    🦋
    Após um dia impossível e uma madrugada impensável digo simplesmente boa-noite e fumo um cigarro … na varanda, está claro!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O grau de exigência pode tornar os humanos melhores no seu convívio com os seus semelhantes.

      Eliminar
    2. Eu sou um espírito de contradição!!
      Quando alguém exige algo de mim, faço exatamente o contrário.
      O poema, que me encantou sobremaneira, não exige nada.
      A vida é realmente tão breve, que possíveis exigências são tontices.
      Um dia de coisas maravilhosas são os meus desejos, POETA.
      Teresa Palmira Hoffbauer 🦋

      Eliminar
    3. Eu compreendi que o poema somente manifesta DESEJOS.
      Achei piada à benevolência do poeta aceitar uma mulher feia e que fuma.
      Eu não sou tão benevolente 🦋

      Eliminar
  2. E digo...Boa noite,durma bem.

    ResponderEliminar
  3. Non bisogna pretendere troppo dall’altro e dalla coppia,dici bene. L’essenziale risiede nella semplicità. Bella poesia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Il tempo e l'esperienza uccidono le aspettative sull'altro. Un abbraccio.

      Eliminar
  4. Belíssimo poema!!!!
    A vida é demasiado breve para preocupações com pormenores. Vivamos e amemos. Ponto!
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As coisas simples, por vezes, são uma grande complicação.
      Obrigado. Um abraço.

      Eliminar
  5. Um cardápio do querer tão teu que senti uma tremenda solidão e tristeza com tantas exigências. Gostei e digo-te que me identifiquei com algumas mas não me apetece dizer quais são:)))
    A foto é linda.
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não são exigências, são a enumeração de coisas simples mas muito significativas, ou seja, uma recusa da futilidade.
      Hoje não houve humor no comentário, está um dia cinzento.
      Bom Dia também, um abraço.

      Eliminar
  6. Como é complicada a simplicidade...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais. Se tudo fosse assim naturalmente, nada seria complicado.
      Um abraço.

      Eliminar
  7. Parece que o dia das coisas impensáveis não coincidiu com o dia das coisas indizíveis... :)

    Forte abraço, L.!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito boa essa sua observação, compreendo a contradição.
      Um abraço.

      Eliminar
  8. O tem visto e lido por aqui são coisas inflamáveis ...
    temperaturas elevadas nesse verão português ...
    não deixei o livro aberto no sofá preferi dar um passeio pelas suas paginas
    e continuas inspirado e romântico. Conta aí sobre esse exílio ...
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quase tudo o que tenho para contar está no que escrevo.
      O exílio pode ser a tomada de consciência da exiguidade da vida e dos lugares por onde nunca passámos.
      Um abraço.

      Eliminar
  9. Es de valorar la sencillez de una persona.
    Besos.

    ResponderEliminar
  10. Comentário de Elvira Carvalho recebido por mail:

    Boa noite, Poeta.
    Há três dias que não consigo comentar no seu blogue. Clico em publicar e aparece-me sempre um aviso a dizer que ocorreu um erro para tentar de novo. Hoje tentei n vezes. Acabei por decidir vir aqui deixá-lo.
    Um belíssimo poema que me encantou. Esse livro parece ter sido largado por mim, pois tenho o costume de os deixar assim quando estou a ler e tenho que ir fazer outra coisa. Pode ser o dia de coisas impensáveis, mas é também um dia de boa poesia.
    Abraço e saúde
    Elvira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui está o seu prezado comentário. A plataforma Blogger está a funcionar mal em vários casos.

      É um gosto saber que se identificou com um pormenor do texto. Agradeço a simpatia das suas palavras.
      Um abraço.

      Eliminar
  11. Comentário de Rogério Pereira recebido por mail:

    Desconfio que hoje é o dia
    das coisas memoráveis

    ResponderEliminar