Vídeo do autor do texto





Rocinante 

fiel e vigoroso amigo


Rocinante 

meu amigo fiel 

não consigo alimentar tanto desejo 

Rocinante 

cavalgo-te desde o berço ___

___ que cansaço! 

Já tão velho como eu 

e as tuas ferraduras chispam

no empedrado

à vista do que o povo chama 

uma burra de saias 

bem sinto o teu sinal

logo te empinas e resfolegas ___

___ tu 

uma montada da tua estirpe 

com esse permanente vigor 

a desceres tão baixo 

na tua virilidade que não abranda 


Rocinante 

há dias em que não adianta protestar 

contenta-te com os teus sonhos 

que são também os meus 

resguarda-te da cobiça e da tentação 

porque a vida existe 

para além do nosso corpo.





20 comentários:

  1. Teresa Palmira Hoffbauer23 de setembro de 2022 às 00:18

    Rocinante sofreu muito durante as aventuras de Dom Quixote de La Mancha.
    Como é que é que um cavalo fraco e pequeno sinta cobiça e tentação por uma “burra de saias”
    Penso que a minha falsa interpretação do poema, seja eu me agarrar ao texto do livro.
    Apago as velas e digo boa noite ao fiel e vigoroso amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueça D. Quixote. Aqui apenas interessa o nome que, por acaso, é o mesmo.

      Eliminar
    2. Teresa Palmira Hoffbauer23 de setembro de 2022 às 00:50

      Antes de mais nada, ocorre-me simplesmente um dos mais famosos cavalos da arte literária.
      Após o café da manhã, recupero as minhas células cinzentas e, então, encontro aqui submissão e metafísica.
      A beleza do poema já a encontrei, mesmo sem o compreender metaforicamente.

      Eliminar
  2. Para além da beleza
    Do poema
    Choca-me a submissão
    Choca-me a metafísica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nosso Rocinante será submisso ao seu "dono", não poderá ser de outra maneira, desde que se identifique quem é o Rocinante.

      Eliminar
    2. Teresa Palmira Hoffbauer23 de setembro de 2022 às 00:54

      Confesso que vejo uma luz no fundo do túnel.
      Ou, mais precisamente, compreendo a intromissão de um “rocinante” na mensagem do poeta.

      Eliminar
    3. Teresa Palmira Hoffbauer23 de setembro de 2022 às 01:06

      Entretanto, já compreendi quem é o seu fiel e inseparável … vigoroso? amigo.

      Eliminar
  3. É como olhar para o espelho e perceber o inseparável.
    Beijus,

    ResponderEliminar
  4. Muito belo, este seu monólogo, que o que encontro em Rocinante - neste seu Rocinante - também o encontro na minha Musa, com excepção das pulsões sexuais.

    Forte abraço, L.!

    ResponderEliminar
  5. Isto sim, é Poesia. A abordagem de um tema real, porém melindroso, sem melindrar.
    Mas, passar de alazão a pileca, também deve ser exagero...ahahahahah

    ResponderEliminar
  6. Comentário de Ric@rdo recebido por mail :

    Poema muito belo que gostei de ler. O encontro com o nosso ego dá sempre origem a belos poemas.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Um poema que tem tanto de realista como de belo!:)))
    -
    Beijo. Bom Fim de Semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O encontro do autor consigo próprio.
      Bom fim de semana.
      Um abraço.

      Eliminar
  8. Comentário de VENTANA DE FOTO que recebi por mail :

    Rocinante, es un nombre con mucha historia, porque así se llamaba el caballo de D. Quijote.
    Besos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mi Rocinante es otro Rocinante al que le he dado el mismo nombre. Un abrazo.

      Eliminar
  9. Um constatar da realidade.
    :(
    (2ªtentativa, comento, comentei e não aparacem :()

    ResponderEliminar