Foto do autor do texto a partir do documentário Vida Selvagem




O meu corpo e eu


Já não sei como aguentar 

este corpo e o seu queixume


pergunta-me o meu corpo 

se vale a pena morrer 

ou se a vida é como o mar 

com marés ora cheias ora vazias 

e eu que já pouco valorizo o meu corpo 

mas que acendo todos os dias 

a fogueira do meu espírito 

deixo arder esta pergunta 

neste círculo vazio à minha volta 


ao meu corpo 

com a piedade que tenho por ele 

só lhe posso prometer 

que deixarei de fumar e de beber 

peço-lhe em troca a possibilidade 

de algum entusiasmo 

nos intervalos da nossa solidão.




 


17 comentários:

  1. Meu corpo
    no seu todo
    não se queixa
    Por vezes oiço Minha Alma Celta
    lamentando o ritmo do meu Coração Luso
    secundado pela pressão do Meu Sangue Mouro

    Tudo é equilibrado pela intervenção do Meu Contrário
    e pelo prazer viciado do fumo de um cigarro

    Acho, estou convencido
    que quando a morte chegar
    nem darei por isso

    ResponderEliminar
  2. É exactamente durante a minha solidão que o meu corpo se regenera.
    A época festiva é absolutamente mortífera.
    O corpo do poeta tem uma certa tendência hipocondríaca.
    De qualquer jeito um poema original que li com entusiasmo na solidão da noite.

    ResponderEliminar
  3. Ainda fuma e bebe?!! Amigo, dê adeus à inconsequente mocidade, de vez!
    Quem não é doente e tem um espírito assim devia estar bem feliz...
    Há cada maleita!
    Dias bons na despedida do velhinho. Abraço.
    ~~~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não bebo e abandonei o fumo vai para mais de vinte e cinco anos.
      Agora, inebrio-me com as palavras.
      Adeus ao velho 2022, viva o novo 2023, tudo a correr bem para si.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Tão tétrico e é mais do mesmo, sinceramente não gostei o que peço desculpa.
    Um abraço sincero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este sofrível autor agradece a benevolência.
      Um abraço também.

      Eliminar
  5. VENTANA DE FOTO deixou um novo comentário na mensagem "":

    Hay cosas que pasa factura y el problema ya se ve venir.
    Besos.

    ResponderEliminar
  6. Sim, vale muito a pena L
    ver o mar .. sentir a brisa e incendiar o espírito !
    Que assim sejam no virada para 2023
    Um abraço corpo a corpo rsrs e sem queixume ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alimentar o espírito que vive dentro do corpo.
      Que venha 2023, votos de bom ano.
      Um abraço.

      Eliminar
  7. Melancólico mas belo!! Nos intervalos da solidão vai-se vivendo!!
    .
    Queria ser o sonho colorido, de luz...
    .
    Uma excelente semana
    Continuação de boas festas.

    ResponderEliminar
  8. Boa Noite meu querido amigo Luís, desejo um feliz ano novo e que em 2023 você possa realizar todos os seus sonhos e projetos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luiz
      Que tudo corra bem por aí, nesse país e na tua vida. Viva 2023.
      Um abraço.

      Eliminar
  9. Muita melancolia.
    É preciso inventar a cor.
    Ouvir o mar.
    Fazer alguma sã loucura.
    E sei lá...cantar mesmo que seja no banho.
    boa semana
    :)

    ResponderEliminar