Foto de Daniel Filipe Rodrigues




 

Sem palavras


Meus amigos perdi as palavras

ou foram elas que me perderam a mim

por já não se sentirem úteis 

perdi 

não todas ___ é certo

mas as suficientes para não saber

o que fazer com as que restam

então 

fico sentado horas inteiras apenas a ver

o que me cerca e o que acontece


vejo homens que constroem um barco

sem que as suas mulheres e os seus filhos

saibam o dia da partida e para que lugar


vejo nuvens com silhuetas que conheço 

esculpidas pelas mãos do vento ___

___ e como me preenchem o imaginário 


vejo a violência passar perto ___ nos gritos

chamam-lhe ajuste de contas

consigo ver o saldo dessas contas


vejo vida que nasce de outra vida

enquanto se escrevem poemas

enquanto mães embalam outros seus filhos 


Ficaram as palavras suficientes empilhadas

para uma dedicatória que farei aos meus amigos

assim

     Guardai de mim estas palavras

     tomai o pão diário como um raio de sol

     ___ peço-vos que marquemos encontro 

     na página vinte e um do meu livro

     sentemo-nos então em redor do poema

     sobre ele o pão/sol e as palavras certas

     num beijo convosco completarei este poema.




 


23 comentários:

  1. As palavras não se podem nem devem empilhar como se fossem lotes de madeira serrada, ou se colocam em resma como papel.
    As palavras têm sangue a correr-lhe no corpo, são carentes de amor e sensíveis ao toque.
    Tratemo-las com carinho.

    [Anónimo, mas pouco...]

    ResponderEliminar
  2. Não aceito o beijo. Aceito o abraço, 😁😁😁
    Intenso e profundo. Bela foto.
    .
    Cumprimentos cordiais e poéticos
    .
    Anda comigo ver o Mar.
    .

    ResponderEliminar
  3. Fatyly deixou um novo comentário na mensagem "":

    Perdeste as palavras? fizeste com elas um empilhamento genial e certeiro, embora te diga que és sempre muito nostalgico!
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
  4. Bom dia
    Não são precisas palavras para as encontrar quando delas precisamos .

    JR

    ResponderEliminar
  5. Depois da perda da palavras, elas acabam por chegar. E em catadupa.
    Bom feriado e continuação de boa semana.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As palavras procuram-nos ao mesmo tempo que as procuramos a elas.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Rogério V. Pereira8 de junho de 2023 às 11:42

    Gostei das tuas palavras... mas te declaro e afirmo
    Não sou, assim, tão contemplativo
    Eu só me queixo se me falta o gesto
    mais certo e lesto

    ResponderEliminar
  7. "Todos conhecem o beijo/ mas um beijo com a vida inteira dentro/ como uma dádiva/ é um presente desconhecido para muitos" L.R.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Julgo que ficou tudo o que escreveu.
      Vejo que se sentou à volta do poema na página vinte e um.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Afinal não desapareceu :) Sim, fui reler o poema e transcrevi-o parcialmente :)

      Eliminar
  9. „Se o beijo for de um azul maravilhoso
    pintarei todos os tectos da minha casa
    com esse azul perfeito.“

    Tanto as palavras como a fotografia são emocionantes.

    PS: Eu trato todas as palavras com carinho, mesmo as insultuosas‼️

    ResponderEliminar
  10. Hay miradas que dicen más que mil palabras, siempre que esos amigos se encuentren a corta distancia.
    Un abrazo

    ResponderEliminar
  11. Meu caro Poeta/Pintor

    Podemos por vezes pensar que perdemos as palavras.
    Que o alfabeto não existe, que tudo precisa ser revisto.
    Mas, quando menos se espera, afinal, as palavras retornam em todas as suas formas.
    Gostei da dedicatória com que finalizou o poema, e gostei do poema.
    Um bom domingo
    :)

    ResponderEliminar