Foto do autor do texto a partir do documentário 
"Quando os impressionistas quiseram pintar as paredes".





A idade chega a ser impensável 


Tenho uma idade impensável 

como um móvel antigo

classificado cem anos depois 

uma garrafa de vinho velho

um livro amarelecido


volto aos meus sapatos antigos

aos casacos e calças fora de moda

mas de novo na moda

ajustados ao corpo velho que

nem cresceu nem minguou


quando despido acho que minguou

e manchado ___ assinalado

para que não esqueça que

tenho uma idade impensável 

um móvel velho ___ amarelecido


um corpo outrora com futuro

um futuro agora sem corpo

hoje com sons internos 

ou ossos que rangem sem dor

uma breve autoternura


a comoção perante a certeza

a despreocupada aceitação 

tenho uma idade impensável 

que me envergonha perante 

os que já foram ___ e eu vou ficando


vou ficando.




 

19 comentários:

  1. Rogério V. Pereira4 de junho de 2023 às 00:52

    Desavergonhadamente
    vou ficando

    Caso não
    ficarias sozinho

    ResponderEliminar
  2. Fizeste-me pensar com estes zig-zagues poéticos e só te digo que nunca estamos sós!
    Beijocas e um bom domingo

    ResponderEliminar
  3. Também vou ficando, e para falar verdade, sem vergonha, nem pressa. Porque o corpo pode ter perdido a graça, os ossos podem ter-se tornado crocantes e os olhos se recusarem a deixar-me ver como antigamente, mas enquanto me sentir útil, pouco me importa a idade.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andamos por aqui e não queremos desistir.
      Saúde. Um abraço.

      Eliminar
  4. Ainda muito jovem para ser datada a carbono 14, também vou ficando, perante o espanto de muitos e até de mim mesma :) E está claro que entro a gracejar porque este poema me tocou profundamente e, independentemente de me ter tocado, é um dos seus mais belos poemas, L.! Que fique bem claro que o seria ainda que eu tivesse 18 anos e nunca tivesse experimentado a decadência do corpo. Guarde bem este seu pequeno/grande tesouro.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito compensador este seu comentário. Há dias em que conseguimos fazer alguma coisa melhor.
      Muito Obrigado.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Teresa Palmira Hoffbauer4 de junho de 2023 às 15:00

    O corpo velho como uma imagem com falhas‼️
    Um móvel antigo é valioso.
    Um corpo velho não tem futuro.
    Enquanto que haja mulheres, que não se importem com a idade, logo que se sintam úteis …

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A idade é uma fonte de sabedoria, mesmo com os ossos a lembrar-nos a sua antiguidade.

      Eliminar
    2. Desta vez, não o vou contrariar que a „idade é uma fonte de sabedoria“ como fiz com VENEZA‼️
      A mente poética não é realista como a mente de uma mulher banal como eu.
      Pois bem, os velhinhos engoliram a sabedoria com uma colher de prata.
      Veneza é realmente uma cidade para enamorados, que somente vêem a sujidade, quando o amor morre‼️

      Eliminar
    3. Quando se trata de assunto "amor" toda a realidade se altera.

      Eliminar
  6. Mariete Salema deixou um novo comentário na mensagem "":

    Apaixonadamente vai ficando e... poetizando de forma brilhante.
    *
    Domingo com Saúde, Paz e Amor.
    */*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ficando na preciosa companhia dos meus leitores.
      Saúde, um abraço.

      Eliminar
  7. Um poema muito belo. Instigante!!
    .
    A Vontade de lá voltar...
    .
    Beijo, e um excelente fim de semana,

    ResponderEliminar
  8. Um poema muito belo que me enterneceu.
    A idade ganha-se... A juventude vai-se perdendo,
    mas resta o que aprendemos com o tempo.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A idade avançada pode ter o seu encanto desde que o nosso discernimento e os nossos sentidos se mantenham em forma.
      Um abraço

      Eliminar
  9. Alegria por acordar vivo... ainda.
    Um abraço.

    ResponderEliminar