Doente


É irreal a minha doença 

tão bem inventada que se tornou

tão perfeita como uma doença real

tão bem interiorizada que sinto tudo

o que uma doença real nos faz sentir 

sei que é irreal porque eu próprio 

lhe criei os sintomas

     doem-me as memórias quando escrevo

     passado ___ saudade

     trava-se-me a língua quando procuro

     as palavras precisas

     ardem-me os olhos quando me recordo

     de algum alguém 

     e quando Invento tenho febre

     na alma acesa

e morro ___ 

___ sempre morro depois de cada poema.



 

18 comentários:

  1. A doença de um poeta, mesmo inventada, está destinada a ser tempestuosa.
    E a poesia quase pôs termo à própria vida do poeta.
    Não me importa o sofrimento do poeta e sorrio encantada para a bela aguarela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sofrimento dos poetas é a sua entrega à poesia sem a qual não sobreviveriam.

      Eliminar
    2. Almas demasiado delicadas e cheias de amargura, em corpos por demais ávidos de prazer — eis o trágico paradoxo da personalidade dos POETAS.

      Eliminar
    3. Uma definição, das várias possíveis, com a qual concordo.

      Eliminar
  2. Bom dia
    Depois de cada poema morre...
    Reinventando-se a cada passo.
    Gostei muito de ler os sintomas
    dessa doença que se chama
    Poesia.
    Um abraço, caro Poeta.
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A morte, depois de cada poema, é o receio de que as palavras não voltem.
      Bom Dia.
      Um abraço também.

      Eliminar
  3. Os poetas fazem uma ginástica herculia em cada poema, sobretudo quando trilham caminhos tortuosos como a saudade do que passou e ou do que se passa! Gostei porque é mais um que te caracteriza muito bem!
    A tela não gostei nada o que peço desculpa!
    Beijocas e um bom sábado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado.
      Não há que pedir desculpa, querer agradar a todos é uma tarefa impossível.
      Bom fim de semana.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Que poema tao belo!
    A poesia por vezes faz sofrer o Poeta, que pensa que está doente, quando na verdade está a germinar o que lhe vai na alma.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O parto dos poemas... dá que fazer.
      Bom fim de semana.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Saúdo a sua vinda e agradeço o comentário simpático.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Diz Minha Alma ao Meu Contrário:
    "Acho que ele mente! Acho que ressuscita em cada poema!"
    Meu Contrário sorriu e Eu abanei afirmativamente a cabeça

    ResponderEliminar
  7. VENTANA DE FOTO deixou um novo comentário na mensagem "":

    Cuando se escribe, con gran pasión, todo sufrimiento que expresas por medio de la poesía, parece como si fuera real.
    Un abrazo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuando la poesía se apodera de nosotros hay un buen sufrimiento.
      Un abrazo.

      Eliminar
  8. Morrer depois de cada poema.
    Faz sentido para.
    Renascer em cada novo poema.
    Gostei!
    :)

    ResponderEliminar