Foto do autor do texto



Vazio ___ quase tudo


Nada se parece mais com uma ausência 

do que uma cama aberta

com o contorno de uma cabeça na almofada

para nos moer o desgosto há sempre

um cabelo que nos prende o olhar

e não o colhemos quase como se não 

aceitássemos que alguém já não volta


há lugares inevitavelmente falidos

para tudo o que tenha a ver com o amor

uma cama vazia é um desses lugares

e então começamos a acreditar

que isso tem a ver com o nosso definhamento

os braços mais finos

as pernas sem pêlos

a barriga mais ousadamente gorda

os dentes dentro do copo de água 

com a pastilha efervescente a murmurar


a cama aberta connosco dentro

e com a insónia ao lado

as voltas e mais voltas a enrolar a falta de sono

as dores nos ombros

e finalmente a queda vertiginosa no sonho

estranho que nos deixa a boca seca aberta

para a floresta de livros de poesia ao nosso lado


bom dia! 

e tudo recomeça na paisagem

com um poema.




24 comentários:

  1. Interessante poema
    só que
    eu sou exactamente
    o contrário da cena
    (com exceção da cama aberta
    onde só o meu eu penetra)

    Durmo que nem um justo

    ResponderEliminar
  2. Teresa Palmira Hoffbauer17 de março de 2024 às 00:45

    Aquela «emoção romântica» que não nos salvará do vazio.
    De qualquer jeito, gostei de ler o poema e de olhar para a fotografia.
    Boa noite!! Amanhã é um novo dia 🌷

    ResponderEliminar
  3. " R y k @ r d o " deixou um novo comentário na mensagem "":

    A velhice é uma dádiva para o ser humano. Uma felicidade lá chegar. Quando a dois e um parte fica a saudade e a tristeza da sua ausência. Texto para reflexão que muito gostei de ler. Cumprimentos poéticos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De acordo. O que vivemos já é uma parte de vida assegurada.
      Cumprimentos também.

      Eliminar
  4. Bom dia
    Despertou-me o seu poema que fala de assunto tão real
    quanto o pode ser a nossa passagem pela vida e a chegada
    a esse porto em que quase tudo vai falhando, até a presença
    de quem nos ajudaria e seguir pelo rumo já traçado ou nao.
    Um abraço
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já previa que muitos dos meus leitores se identificariam com as ideias do meu texto. Ele é, afinal, um texto de lugares comuns... a nossa vida.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Fatyly deixou um novo comentário na mensagem "":

    Há muitos anos que a minha cama é toda minha e também já se foi o tempo das netas dormirem nela. Felizmente sempre dormi bem e não me recordo do último sonho que tive. Agora o meu caminho é saber e aceitar a velhice porque nesse processo há muitas limitações que contorno de modo a não piorar mas a vida é mesmo assim!
    mas mantenho-me como um banco e mesa do jardim onde por vezes me assento a meditar:)
    Gostei e amanhã será mais um dia e não sei se acordarei!
    Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O hábito faz o monge" ditado popular aplicado neste contexto e ao contrário do significado comummente atribuído.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Bom dia
    Embora passe por cá todos os dias , há muito que não comentava , mas este trabalho tocou-me bem no fundo em particular os dois últimos parágrafos.
    Um bom domingo.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falo aos meus leitores, várias vezes, em situações comuns... como se desse voz aos que as vivem.
      Bom domingo.
      Um abraço.

      Eliminar
  7. Nem palavras tenho para comentar.
    Perfeito!
    Realista!
    Espelho de Vida.
    Adorei a foto!
    bom domingo

    ResponderEliminar
  8. La ausencia provoca en el corazón, un hueco profundo que nunca se puede llenar.
    Feliz domingo de descanso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Es cierto, sin embargo el tiempo desvanece el desamor.
      Un abrazo.

      Eliminar
  9. Compreendo mas dormir sempre com alguém também pode ser um peso, sobretudo se já não amamos ou não nos sentimos amados. Muita gente deixa-se ficar também muito triste nessa vida que é um simulacro da vida em conjunto. Acho que é ainda pior que a cama solitária.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu comentário é possível mercê da experiência que a vida nos dá. Aprendemos com o tempo.
      Um abraço.

      Eliminar
  10. Fabulosa publicação :))
    .
    O sol brilhará mais alto...
    Beijos. Votos dum excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  11. Que maravilha.
    Adorei este momento.
    Tão real, tão tocante.
    Sorri com os dentes dentro de água,
    A fotografia está linda.
    Deixo abraço e brisas doces ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos lado a lado escondendo a falta de dentes uns dos outros.
      Um abraço.

      Eliminar
  12. Caro Poeta/Pintor/Fotógrafo e Amigo
    Um poema comovente, mas que é um espelho de nós.
    Muito realista.
    A foto está fabulosa, muito a meu gosto.
    :)

    ResponderEliminar