Foto do autor do texto



O fragmento de deus


Deixaram à minha porta um fragmento de deus

não sei o que fazer com esta dízima 

já que nem a um deus inteiro tenho direito

cardeais

bispos

e argentários

tomarão os paramentos debruados a ouro

levando pela mão as irmãs da caridade 

desfilarão por entre nós os de joelhos 

que rezam e mastigam o fragmento 

mais duro do corpo de deus

que deixaram à nossa porta


uma voz diz

     assim seja 

e salpicam-nos a cara com gotas de água benta.



 

18 comentários:

  1. Se soubesse uma oração
    Rezaria
    Não sabendo
    Releio teu poema como se fosse reza

    ResponderEliminar
  2. Imagem de grande impacto.
    Registo:" nem a um deus inteiro tenho direito"
    E os cardeais e os argentários e os paramentos
    bordados a ouro...
    Crítica severa, penso eu. à riqueza da Igreja que
    nos abençoa com água benta.
    Um abraço
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Criticar a igreja já vai sendo, mais ou menos, uma atitude comum.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Bom dia
    Deus sempre foi fragmentado , mas nunca deixa de estar quando precisamos d`Ele .

    JR

    ResponderEliminar
  4. O fausto dos representantes de Deus é antigo e já foi tema que provocou grandes fraturas na igreja católica.
    Excelente poema, gostei imenso.
    Ótima semana.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu texto é crítico apenas à igreja, não pretende causar polémica sobre a existência de Deus.
      Muito Obrigado.
      Boa semana.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Um belíssimo poema, como não poderia deixar de ser, vindo de quem vem.
    Sei que em tempos me salpicaram com gotas de água benta. Nem o meu evangélico avô e o meu pai ateu conseguiram vergar a religiosa tenacidade da minha mãe e da minha avó pintora.

    Um forte abraço, L.!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teve sorte, dantes metiam a cabeça das crianças dentro de água.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Onde foi descobrir tal prática?!
      Por todo o lado há doidos, mas felizmente não são regra...

      Eliminar
  6. Tanto a figura de Jesus Cristo como o poema impressionaram-me profundamente, embora eu nunca tenha sido salpicada com água benta.

    ResponderEliminar
  7. Imagem forte.
    Poema duro.
    É o que temos...
    Gostei...

    ResponderEliminar
  8. Coitado de Jesus!... Dizem que era filho de Deus...
    A história conta que era um doce e inteligente Rabi... Só amou e perdoou...
    Penso que foi uma criatura simples, cuja memória merece respeito. Não deve ser misturado com ideologias, teorias, paramentos e crendices.
    Noto nas suas palavras duras e inclementes, muita amargura...
    Abraço amigo
    ~~~~~~

    ResponderEliminar
  9. Bom dia Poeta/Pintor
    Uma foto de uma imagem que achei muito forte, mas está bem retratado.
    Um poema que denota uma certa amargura .
    E presunção e água benta, cada um toma a que quer.
    Eu, não gosto muito desses respingos de água benta.
    Um dia Bom.
    :)

    ResponderEliminar
  10. Uau!
    Que forte e que ótimo post.
    Abraços e beijo, beijo.
    She

    ResponderEliminar