A verdade


Houve um tempo

em que tudo era verdade

as falas

os olhares

os gestos

os tempos

a luz

o amanhã o amanhã o amanhã 

e por aí fora


houve um tempo

em que o meu pai sabia tudo

de verdade

o meu pai era todo o mundo

a sua voz era maior

que a voz dos outros

espantei-me um dia


veio a primeira dúvida 

e tive que matar o meu pai

ficando ele vivo ao meu colo

com as dúvidas aprendi

que somos ilhas e crescemos

com as nossas descobertas

nas viagens a outras ilhas


perdi o meu pai

mas encontrei-me.



 

14 comentários:

  1. A vida é uma roda em movimento, encontramos-nos e perdemos-nos várias vezes...aprendemos...com todas as facetas da Vida: violência, paixão, amor, morte, sonhos e liberdade...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A experiência da vida é um curso onde estamos sempre a ser examinados.
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Bom dia
    Por vezes difícil mas é sem dúvida o caminho certo.
    Abraço.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só chegando ao resultado que a idade nos proporciona é que sabemos a justeza de certas decisões.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Poderia ter sido eu a escrevê-lo, tal qual o que sinto.

    ResponderEliminar
  4. La palabra de las persnonas, valían tanto, como un documento firmado ante notario. Con el paso del tiempo, esto se ha ido perdiendo.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se perdió la noción de honestidad. Son tiempos difíciles los que vivimos.
      Un abrazo.

      Eliminar
  5. Não tenho a menor dúvida de que "Somos ilhas e crescemos com as nossas descobertas nas viagens a outras ilhas"
    Dá gosto vê-lo crescer enquanto poeta, L.!

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João obrigado pelo comentário tão simpático.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Penso que parte do que se passa atualmente é exatamente porque os seres humanos se tornaram ilhas. Criam-se pontes para unir cidades, mas o ser humano vive isolado dentro do seu casulo, sem olhar à sua volta, sem se preocupar com o sofrimento do seu vizinho, irmão, amigo, sem lhe estender a mão que lhe servirá de apoio.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, de facto, isso que acontece, a globalização e as redes sociais são um engano, não são nada sociais, estamos cada vez mais isolados.
      Saúde, um abraço.

      Eliminar
  7. María deixou um comentário

    Me encanta lo que has escrito, me has hecho reflexionar, la vida es una sucesión de experiencias.

    Un abrazo.

    ResponderEliminar