Foto do autor do texto



O meu irmão espanhol


Adormeces os pés na mesma terra

onde os meus pés adormecem 

mas temos vontade de acordar 

e partir para o outro lado do mundo

ou para o olho do furacão 

a aventura é o fogo

nos nossos dedos indicadores

tens guardada uma armadura

do mesmo metal que a minha armadura

e guardas uma espada tão extensa

como a que eu trago à cintura

melancólica essa boca

a morder e engolir a mesma melancolia

cujo sabor trago na boca

somos filhos da mesma mãe 

e da mesma emoção nascida 

nas cordas de uma guitarra marginal


meu irmão espanhol

acorda-me quando o sol passar por aí 

aqui também ainda é noite

e hoje foi dia de amar uma sevilhana.



 

20 comentários:

  1. Versos inspiradores!
    Encantada deixo
    Bjins de boa noite.
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  2. Senti a tristeza dos versos, gostei do que li, mas não entendi.
    Não nasci poeta. É isso!
    Beijo Luís. Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é preciso nascer-se poeta basta gostar e ter necessidade da poesia. A poesia não tem de ter lógica, não imaginei este poema triste mas a leitura feita pelos meus leitores, importa.
      Boa semana.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Ah!, poeta
    Fizeste-me lembrar
    "A jangada de pedra"

    ResponderEliminar
  4. Hoje, não sei quem sou...19 de junho de 2024 às 13:29

    Um poema feito de beleza pura que veio ao encontro do meu sentir, através desse amor por España...Tão belo isso!

    ResponderEliminar
  5. Teresa Palmira Hoffbauer19 de junho de 2024 às 13:33

    Ah!, poeta
    Fizeste-me lembrar
    O Irmão Alemão de Chico Buarque
    A fotografia as minhas férias nas praias do litoral 🏖

    Cada cabeça, cada sentença!!

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Caro Poeta/Pintor e Fotógrafo
    Um poema instigante, onde as metáforas , nos fazem recordar, um irmão que talvez até não seja espanhol, mas português e que tem o fado na alma e na vida.
    Gostei . A imagem está excelente.
    Boa semana.
    :)

    ResponderEliminar
  7. Me alegro de que te hayas acordado de España en el poema, son muchos lazos los que unen, tu nación y la mía.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde e uma excelente quarta-feira, meu querido amigo Luís. Não sou um bom intérprete em poesia. Acho que a Espanha, trouxe muita inspiração, para o seu maravilhoso poema. Nós dois nascemos na mesma Terra e vivemos em terras diferentes. Grande abraço do Atlântico Sul, do seu amigo brasileiro, Luiz. Casas e objetos históricos, passaram como testemunhas de grandes momentos de história.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu Caro Luiz presta um grande serviço ao Brasil divulgando as suas maravilhas culturais. Gosto de ver as fotos que publica.
      Um grande abraço daqui da nossa imensa comunidade da língua portuguesa.

      Eliminar
  9. Vejo alguns comentaristas lendo e lembrando de algo ...
    Lembro-me de Andaluzia e do imenso desejo de ir por aquelas terras,
    e ouvir todo dia o lindo "Te amo Te amo Eternamente te amo
    Si me faltaras no voy a morirme Si he de morir quiero que sea contigo..."
    Verdade, L que queria muito na próxima temporada por aí , ir até lá .
    Quem sabe ? ' acorda-me deste sonho, amigo . rsrs
    Boa é a poesia e a 'esplanada' como vocês chamam os bares ao ar livre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou um amante de Espanha. Essa sua viagem vai valer a pena.
      Um abraço.

      Eliminar
  10. espana e nuestros hermanos
    gosto de Espanha e das minhas raízes
    de lá... dizem os antigos.
    abraço

    ResponderEliminar