Foto do autor do texto



Poemas do passado


 

Viena


Na verdade quando me fui embora

não consegui sair do mesmo lugar

tudo me foi permitido

até o arrependimento 

as minhas mãos estiveram 

dentro de um corpo de que me esqueci


estou em Viena e chove

deixo na caixa do correio

daquela grande porta verde

uma carta que diz apenas

     Adeus Viena

     levo-te comigo

     Setembro 1931


estou em Viena e chove

é tarde todos os bares estão fechados

cuspo o resto do tabaco

e regresso ao hotel


em 1960 num dia de Setembro

alguém tornará a abrir aquela carta

e dirá para si própria em voz alta

     Partiste mas tenho a tua foto

     ainda pendurada na parede da memória 

     ainda estás em Viena e chove. 


Viena 1931



 

16 comentários:


  1. Com datas tão remotas, tanto quem partiu de Viena, como quem em Viena ficou, se ainda tiver memória, estará tão decrépito quanto a porta...mas que importa, não é? O importante é a Rosa, sempre viva e palpitante.
    Gostei das palavras! 👍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que importa é a poesia mesmo que nada "bata certo".
      Obrigado.

      Eliminar
  2. Um poema lindíssimo a uma Viena que o sujeito poético nunca verdadeiramente chegou a abandonar.

    Não resisti a roubar-lhe esta porta que o tempo encheu de rugas e cabelos brancos...

    Forte abraço, L.!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode levar a porta, prova que depois de antiga e destruída ainda tem beleza.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. E abrem-se as memórias de ontem, de hoje...porque, apesar do tempo danificar as portas, estas ainda podem contar histórias...
    Belo..
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portas fechadas sobre o passado que, ainda assim, se reabrem.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Memórias em carne viva.
    Muito bom, o poema e a foto.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Hay recuerdos que se graban en la mente y por mucho que pase el tiempo, no se pueden olvidar.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde Luís,
    Memórias que o tempo não apaga.
    Belo poema!
    Beijinhos,
    Emília

    ResponderEliminar
  7. Magnífico!!
    A força de um amor… em Viena.
    Embora o tempo passe, a dor da perda permanece intensa.
    Beijo. Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muito, muito tempo, já nem há memória de Viena.
      Um abraço.

      Eliminar
  8. Boa tarde Caro Poeta/Pintor e Fotógrafo
    Um que remete a memórias de um local que deixou saudades.
    Boa semana com saúde.
    :)

    ResponderEliminar