Foto do autor do texto



Perguntas


Que tributo se pagará 

quando chegamos ao Céu 

como será a cor dos dias

e o movimento dos que chegam

e como se instalam eles no Céu 

transportarão malas sacos

ou outra forma de levarem

os haveres pessoais

se é que eles são precisos

ainda seremos pessoas

quando chegamos ao Céu 

haverá cânticos 

existirão palavras

sorrisos

ou expressões faciais

nos que chegam ou 

nos que já lá estão 

haverá arrependimento

na chegada ao Céu 

e a possibilidade de desistir

pois ninguém dirá 

a palavra indesejada

que só os vivos dizem

mãe

sinto a vida a fugir-me 

para os teus braços.



 

24 comentários:

  1. Perguntas que também me coloco.
    Como será a "vida" nesse espaço etéreo
    sempre tão sobrevalorizado?
    Um abraço
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pergunta a pergunta vamos encontrando algumas respostas.
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Perguntas sem resposta e cada religião aposta que haverá vida o que eu não acredito de todo! Quando alguém parte fica um vazio tremendo e questiona-se tudo! Gostei e emocionei-me!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O homem inventou as religiões, o homem teme a morte definitiva.
      Bom Dia
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Não sei... há perguntas, mesmo em Vida, para as quais não há respostas...
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao filosofarmos encontramos respostas prováveis. Certezas talvez nunca.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Eu, uma filha carente.31 de julho de 2024 às 14:20

    O desejo de voltar aos braços da nossa Mãe, é geral, penso. Também sinto esse desejo, amiúde
    E quanto mais anos passam, mais se acentua esse desejo.

    ResponderEliminar
  5. Diz-me a consciência que subida ao céu
    não deve ser nem aspiração nem esperança
    Tenho que passar pela triagem do purgatório
    Se chegar ao céu, lá encontrarei
    a minha mãe

    ResponderEliminar
  6. Quem me dera acreditar na ideia de céu. Penso antes no que se alimentará das minhas cinzas e só desejo que delas cresça uma árvore bonita que dê flores e/ou frutos.

    ResponderEliminar
  7. La respuesta, la tendremos, una vez que salgamos de este mundo.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  8. Miradas desde mi lente deixou um novo comentário na mensagem "":

    La respuesta la tendremos, una vez que desaparezcamos de este mundo.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  9. Majo Dutra deixou um novo comentário na mensagem "":

    Que graça!
    O Luís aqui acredita no Criador!
    Acho divertido de maia!
    !
    Abraço
    ~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou crente. A poesia também pode ser uma forma de reflexão.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Escrevi o comentário num contexto completamente diferente, não esquecendo corrigir o erro ortográfico.
      Só queria brincar consigo, estou ciente há muito tempo que é ateu.
      Desconhecia, de todo, este processo de transladar comentários de uma publicação para outra...
      Vivendo e aprendendo...
      Dias bons. Retribuo o abraço.
      ~~~~

      Eliminar
    3. Compreendi bem a brincadeira do seu comentário.
      Quanto aos comentários, alguns não aparecem aqui no lugar devido, como os recebo por mail transporto-os para que não se percam, foi o que aconteceu com o seu prezado texto.
      Um abraço.

      Eliminar
  10. " R y k @ r d o " deixou um novo comentário na mensagem "":

    Na minha opinião, morrendo...acabou. Nada mais existe. Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo consigo, Caro Ricardo, portanto que seja o mais tarde possível.
      Um abraço.

      Eliminar
  11. Ninguém quer morrer.
    Mas tudo quer ir para o céu.
    Acho que não existe nem céu nem inferno.
    Com a morte tudo acabou..
    :(

    ResponderEliminar