O rolar do mundo


Os homens diferentes estavam 

sentados à volta de uma mesa

à sua frente tinham o mundo

que observavam à vez ___ longamente

enquanto os outros 

falavam baixo uns

dormitavam outros


terminada a observação 

o observador empurrava o mundo 

com o dedo indicador 

para o homem diferente à sua frente 

cada homem diferente 

girava o mundo à sua frente 

com as duas mãos observando

cada continente

cada oceano

cada lugar

depois murmurava

e tomava notas fazendo rolar o mundo

com o dedo indicador

para o homem diferente à sua frente 

e assim estão há milénios


durante esse longo tempo

os homens diferentes são

por vezes tomados pelo tédio e

sonolentos deixam rolar o mundo 

desordenadamente uns para os outros

até algum deles tomar a iniciativa

de voltar a ordenar a actividade

do mundo e a sua observação 


assim foi 

durante mais uns tantos séculos 

eles cumpriam os ciclos da evolução 


até que

amanhã os homens tomados

pelo tédio 

sonolentos e

sem futuro

deixarão rolar o mundo desordenadamente

deixando o mundo cair ao chão 

e a vassoura do criador varrerá

os destroços para o lixo da história 

como matéria sem interesse para reciclagem.



 

5 comentários:

  1. Nuvensamiga
    Tenho passado por muitos blogues onde leio os teus comentários - e nunca aqui vim. Uma omissão e uma pena, pois vale a pena esta visita que espero repetir pois estas «brancas nuvens negras» são verdadeiramente excelentes, ups, excelentíssimas. Este poema (e se calhar já deves saber que eu, prestes a fazer 83 anos - 20 de Setembro - sou muito mais prosa) é um hino. Tenho de transcrever:
    «até que
    amanhã os homens tomados
    pelo tédio
    sonolentos e
    sem futuro
    deixarão rolar o mundo desordenadamente
    deixando o mundo cair ao chão
    e a vassoura do criador varrerá
    os destroços para o lixo da história
    como matéria sem interesse para reciclagem.»
    Poesia como esta - tenho de reconhecer, sem desmentidos nem objecções, fazem-me acreditar que de quando em vez um poema diz-me o que quero sentir. Parabéns.
    Beijos & queijos
    Henrique (o Antunes Ferreira)


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Henrique
      Desculpe a correcção, não sou "uma" sou "um" (sem melindre).
      Este seu comentário é, para mim, compensador pois alguém com a sua experiência dar-me nota positiva é um contentamento.
      Aqui estou para, através da poesia, tentar algumas vezes, levantar questões que mereçam reflexão e também para fazer companhia aos meus leitores e para que eles me façam companhia a mim.
      Muito Obrigado.
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Bom dia
    Um trabalho para ler e partilhar por tudo o que é comunicação.
    Um bem haja para quem tem esta possibilidade de expressão.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a simpatia e a benevolência com que julga os meus textos.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar