Foto de Daniel Filipe Rodrigues



O tempo corre a teu favor


Surpreendi-me com esse teu olhar

com esses teus gestos

com a sabedoria com que podas

as excrescências dos meus dias 

como sabes contornar a razão 

e fazer com que tudo fique imóvel 

e depois tudo agitas

como se isso fosse o início 

e nada tivesse estado quieto


ignoras que noutros tempos

fui soldado ferido sem combate

fui o gato da minha infância 

fui um barco quase perdido

fui um livro com várias folhas soltas

e esse teu olhar nada reconhece

vi em ti tudo aquilo que fui antes

já não posso enganar-te mais

o tempo corre a teu favor.



 

12 comentários:

  1. Todos passámos por dias difíceis em que fomos feridos sem glória ou barcos perdidos...
    A diferença está no modo como damos importância a esses momentos...
    Sem essas lições de vida, ninguém está preparado para sobreviver.
    Um poema expressivo, com um tema difícil, mas não entendo os últimos versos...
    Uma flor de estufa seria esmagada no primeiro temporal...

    Agradeço a delicadeza no comentário que me dedicou...
    Bom fim de semana, Luís. O meu abraço.
    ~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  2. O poeta ja dizia 'nunca vai existir mais perfeição do que existe agiora'
    _esse é o melhor tempo Luís. Aproveitemos!
    deixo beijinhos

    ResponderEliminar
  3. A vida passa sobre nós tão depressa que quando as limitações aparecem pensamos sempre no que fomos e no que agora somos.
    Foi o que senti ao ler este poema! Gostei da foto!
    Beijos e um bom sábado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portanto, aproveitemos o presente e cada dia é o presente.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. A filosofia faz parte da minha vida sem me influenciar.
    O tempo não corre a meu favor.
    O tempo corre demasiado rápido para o meu gosto.
    Viver intensamente o presente é a minha filosofia.

    Pronto!!
    Mais uma vez, afastei-me de analisar o poema.
    „O meu umbigo“
    Ai Jesus!!
    „O meu umbigo“
    É tão grande como o mundo.
    Como diria o nosso amigo Rogério.

    Summa summarum:
    Tanto o poema como a fotografia acompanham o meu fim-de-semana 🌻

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nosso umbigo condiciona-nos um pouco, feliz o primeiro homem que, por força da circunstância de ser o primeiro, não tinha umbigo.
      É uma distinção que a publicação de hoje acompanhe o fim de semana da leitora.

      Eliminar
    2. Rogério G. V. Pereira31 de agosto de 2024 às 23:56

      Luís conseguiste que a Teresa entrasse em contradição
      diz que não se deixa influenciar pela filosofia
      mas leva teu poético pensamento para o reler atentamente

      Abraço aos dois

      Eliminar
  5. Olá :)
    Um excelente poema e gosto muito da fotografia
    Como dizia uma amiga minha " pra funcionar, temos de correr ao lado do tempo, nem mais nem menos"
    O tempo é agora e demoremos tanto para perceber o quão valioso é cada segundo de nosso tempo!
    Abraço e brisas doces ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada minuto da nossa vida é nosso e deve ser vivido.
      Obrigado
      Um abraço.

      Eliminar