Foto do autor do texto



Fiz uma prece aos 48 anos


Já vivi numa casa toda azul 

lembro-me que era feliz nesse tempo

tinha a minha mão direita sempre acordada

e um calor de lábios na minha face 

quando precisava ou fazia frio

já era quase adulto 

e também ouvia Cat Stevens

como a Adília Lopes com doze anos 

mas ainda não escrevia poemas

como ela

a poesia eram os próprios dias


fiquei mais adulto

e agora tenho uma casa branca

por dentro e por fora 

sou eu que a mantenho branca

com a minha mão direita

quando está acordada

não há frio não há calor

há lábios que murmuram uma prece

tenho fé que tudo vai deixar 

de ser branco e tomará cor outra vez

acendi duas caixas de velas de uma grosa 

a São Valentim.



 

13 comentários:

  1. Sabes? Não importa a cor das casas
    O que vale
    é que as paredes falem
    repetindo
    o que os lábios vão dizendo

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito e ilustras memórias de um menino mas hoje já adulto. Gostei da foto!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  3. Tenho uma foto quase igual de uma aldeia grega. Eu gosto de casas brancas por representarem Alentejo e azuis por me lembrarem a Grécia mas o que perfeitamente importa é que nos façam felizes. Santo catita esse😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um santo em que alguns depositam as suas esperanças. Cada santo na sua especialidade.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Boa tarde Luís,
    Que poema tão belo repleto de amor e recordações, que o Poeta guarda com enlevo!
    Que São Valentim ouça a sua prece.
    Beijinhos,
    Emília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois desta prece só fui contemplado depois de oito grosas de velas. E foi com a empregada da loja.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Que Poema tão belo!
    Repleto de memórias e ternura.
    A foto está espectacular.
    Gostei!
    Boa semana.
    :)

    ResponderEliminar
  6. em tempos também vivia numa casa azul, aliás era essa mesmo a sua denominação, por isso quando iniciei a leitura do poema acercaram-me de imediato as imagens desse tempo feliz.
    obrigado por isso
    e sim
    a poesia eram os próprios dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na vida de todos nós há pontos coincidentes entre uns e outros.
      Obrigado.

      Eliminar