Talvez seja possível inventar um poeta

em oito partes penduradas umas nas outras



Parte 2


deve ser irremediavelmente infeliz no amor

ou melhor ainda que seja solitário sem fim

metido consigo sem encontros possíveis

que lhe provoquem euforia ou desejo

isso altera a inspiração e instala

a tentação de produzir poemas de amor

os poemas de amor não são criações 

são produções para folhear páginas de passado

um poeta que se quer de estatura

só faz poemas de amor se forem

brutais ___ infelizes ___ negros



continua




24 comentários:

  1. Respondo-te, em especie

    (...)
    mas quando abro
    os olhos e os fecho,
    quando os meus passos se forem,
    quando os meus passos voltarem,
    nega-me o pão, o ar,
    a luz, a primavera,
    mas o teu riso nunca
    porque sem ele morreria.

    Pablo Neruda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguns poetas são da categoria dos "iluminados", caso de Pablo Neruda.

      Eliminar
  2. Não necessariamente...veja aqui https://textosdepoesia.wordpress.com/2021/05/15/e-nos-teus-olhos-nuno-judice/...este senhor poeta escreveu muitos poemas de amor felizes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que Nuno Judice tem os seus apreciadores.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Não é um dos meus preferidos, mas tem poemas bonitos. E de Mário Benedetti não gosta? Tem também poemas de amor feliz, não todos.

      Eliminar
    3. Não conheço a obra de Mário Benedetti o suficiente para ter opinião. Respeito o poeta pela sua actividade cívica e política.

      Eliminar
  3. O poeta é um fingidor, mas não abro mão dele,
    quero ver as oito partes penduradas por aqui, ou acolá.
    Grande L , abraço

    ResponderEliminar
  4. Há poemas brutais que não falam de amor... Há amores infelizes, os quais não podemos negar... mas há poemas felizes....
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  5. El amor es una buena fuente de inspiración, pero además hay muchos más motivos que puede inspirar a un buen escritor.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Las fuentes de inspiración son la vida y la experiencia de quienes escriben.
      Un abrazo

      Eliminar
  6. Há poetas malditos — outros menos malditos.
    Poetas de diferentes culturas.
    Há até poetas criminosos, violares e pedófilos.
    O que é que eu quero dizer com esta ladainha?!
    Inventar ou definir o que é um POETA é um empreendimento difícil, ou diria mesmo, IMPOSSÍVEL.
    De qualquer modo, aguardo a terceira parte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é impossível mas na poesia também se tenta o impossível. A seriedade do real, quando se opõe à poesia... destrói-a.

      Eliminar
  7. Eu não me oponho à POESIA como também não a quero destruir.
    Porém, a minha mente é demasiado controlada, concreta e pragmática para compreender a intenção do poeta. De qualquer maneira, aguardo com interesse a terceira parte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não pretendi focalizar o meu comentário, precisamente, nas palavras da leitora. Sei que é apreciadora de poesia.

      Eliminar
  8. Um poema que muito apreciei.
    No presente, regressou ao passado e: " deixaste acaso esquecido algum desejo" perspectiva um futuro.
    "HOJE REGRESSEI
    Fui hoje ao lugar dos nossos beijos
    recolher o que sobrava do teu cheiro;
    o pequeno sorriso protelado,
    a palavra derradeira
    que flutuava no ar,
    alguma sombra vaga do teu corpo,
    um eco, um gesto, um ligeiro toque, um olhar.
    Não voltei para apagar a última pegada
    e que ninguém suspeite do que nos pertence.
    Não, não. Que importa isso?
    A minha avareza
    de ti fez-me voltar,
    para ver se entre o silêncio e a carícia
    deixaste acaso esquecido algum desejo."
    Laila Belghali
    ( descobri este ano a autora, impressionante a poesia marroquina...)
    Não concordo consigo!
    Poemas felizes fazem suspirar e sonhar e essa é uma função da Poesia!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito do poema que transcreveu.
      Sei que há poetas que escrevem sobre o amor feliz, como há pintores que pintam o figurativo. Nada tenho contra isso mas eu escolho outra via, talvez mais inquietante, talvez mais de acordo com a minha idiossincrasia.
      Agradeço o seu comentário que muito vem valorizar a publicação de hoje. E vai continuar, hoje a parte 3.

      Eliminar
    2. Entendo!
      Cada um oferece o que tem para oferecer...

      Eliminar
  9. Cheguei numa fase da minha vida, que penso que definir um poeta é muito complexo.
    Vai muito, muito longe o tempo que acreditava que os escritores (poetas) eram o que escreviam.
    Exemplo, Pablo Neruda, que tanto gostei e que provavelmente por não saber separar as águas, desencantei me ao saber a pessoa que ele foi em relação á sua única filha.
    Nem todos oferecem aquilo que são.
    Se calhar afastei me do tema :)
    Vou ler o próximo.
    Abraço e brisas doces ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está cheia de razão. Ninguém é aquilo que parece, muito menos os artistas.
      Um abraço.

      Eliminar
  10. Boa tarde Caro Poeta/Pintor e Fotógrafo
    Um poema muito interessante, a definir o Poeta.
    Gostei bastante!
    Vou ler os que ainda não li.
    Boa semana com saúde e harmonia.
    :)

    ResponderEliminar