Imagem de ChatGPT
Há um milhão de sentimentosa vaguear pelo nosso mundo interior ______ um universo com a sucessão de dias e de noiteso universo do cão que ladra na casa ao ladoo universo do condutor da motorizada a rosnar ao longeo universo de uma criança a chorar dois andares acimao universo do mocho que pia lá no altoimportante é sermos filhos de um pai e de uma mãee que estes estejam ainda vivos dentrodo nosso universo sentimentaltanto como a nossa amante a quem dedicamoso nosso sentimento inclassificávelmas a que chamam amor embora queiramos delatudo o que seja espiritual mas também físicoporque sem corpo não existe o sentimentoa que chamam amor e que é tão importanteembora não comparávelao sentimento do cão ao seu donoao sentimento do condutor à sua motorizadaao sentimento da criança a quem a socorraao sentimento do mocho pelo sossego da noiteé a importância de tudo o que é humanoque afinal governa os humanos sem que estesse dêem conta até onde chegarãoe cujo universo interior dos sentimentosé como dois comboios que se cruzamnuma planície e se saúdam com os seus silvoshá um milhão de sentimentosa vaguear pelo nosso mundo interior ______ um universo com a sucessão de dias e de noitesagora ainda é de noite.
_____________________________________________________________
António Borges Coelho
1928 - 2025
Foto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim


Fizeste um hino a quem partiu tão sentido que fiquei sem palavras apenas digo que a foto está coerente com o texto!
ResponderEliminarBeijos e um bom sábado!
Muito obrigado.
EliminarBom fim de semana.
Um abraço.
Um poema em forma de homenagem a um Poeta e historiador que me deixou comovida.
ResponderEliminarMuito sentido ...
Muito obrigado.
EliminarA expressão “há um milhão de sentimentos” sugere uma riqueza interior, pulsando de intensidade que não cabe numa única imagem. É a multiplicidade de emoções que compõem a experiência humana. “a vaguear pelo nosso mundo interior” transmite sensação de movimento e indecisão, como se esses sentimentos tivessem vontade própria, explorando os recantos da mente. “___ um universo com a sucessão de dias e de noites” aponta para a ideia de tempo como cenário dessa vida interior: o quotidiano marcado pela alternância entre luz e escuridão, acções repetidas e memória. “agora ainda é de noite” intensifica o clima de silêncio, vulnerabilidade e espera. A noite funciona como metáfora de mistério, introspecção e possibilidades não reveladas. No conjunto, o poema cria uma cadência de amplitude emocional e de tempo psicológico, onde a interioridade se revela através de imagens de espaço, tempo e silêncio.
ResponderEliminarUma interpretação que obriga o autor a ler com atenção aquilo que escreveu. Fico admirador dos seus comentários.
EliminarA través de reconocidas obras ya sea música, literatura o pintura, hace aparecer los mejores sentimientos.
ResponderEliminarUn abrazo.
Estoy de acuerdo contigo, soy practicante.
EliminarAbrazos.
Sim, menino ,as vezes são milhões _é a forma como a mente interpreta as emoções e depende da bagagem pessoal
ResponderEliminarde cada um _ tem os mais sentimentais que passa dos milhões. ,, seu estilo de sentir e expressar é incomparável ,L
e não há nada a dizer mais é essa 'sucessão de dias e noites ' Uma perda é sempre sentimento de pesar.
Boa semana amigo .Fica bem ! beijos
Os sentimentos moldam os nossos dias até à nossa vida toda. Apreciei o seu comentário.
EliminarBom fim de semana.
Um abraço.