É o que vos digo, 
quanto menos coisas tiver, melhor. 
Para que me servem aquela mesa
e aquele cortinado e tantas louças para quê? 

Já aqui habitou alguém 
quando o tempo era mais vasto. 
Agrada-me o vazio deste meu espaço 
basta-me a minha memória cheia. 

É o que vos digo, que já sou velho,
bastam-me uns quantos livros à cabeceira, 
meia dúzia de discos de música nostálgica, 
uma muda de roupa de cama. 

Fico bem sózinho 
já que tenho a tua foto por toda a casa
quando me desloco e apago a luz 
logo me iluminas o caminho mais adiante. 

Será mais fácil a tarefa
dos que chegaram depois de nós, 
virão com os olhos dramáticos cerrados
para encontrar o que resta do que foi salvo. 

Não posso é deixar que haja silêncio
por isso dou comigo a falar comigo
descubro sempre diálogos antigos
em que consigo falar pelos dois. 

Descobri que assim já não estou só.


18 comentários:

  1. A solidão desesperante e reconfortante.
    Gostei

    ResponderEliminar
  2. Diz, e eu acredito.

    A quem já viveu um amor tão profundo e belo,
    tudo, sem ela/ele, lhe parece excessivo e desnecessário.

    Podem ser apenas palavras, mas são palavras cheias de sentido e sentimento.

    Gostei muito de ler.

    Durma bem.




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei do seu comentário. Obrigado pela sua visita.
      Boa noite

      Eliminar
    2. "Às vezes é no meio do silêncio
      Que descubro as palavras por dizer.." - Maria Guinot

      Importante e' fugir da solidão.
      Gostei.

      Eliminar
    3. Gostei da sua citação, homenagem a Maria Guinot. Obrigado pela visita.

      Eliminar
  3. Nunca ninguém está só, se conseguir estar... consigo mesmo.
    Gostei muito da imagem e de ler o poema. Ambos maravilhosos
    .
    Bom fim-de-semana
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Esperar pelo fim, apesar de tentarmos povoar a casa de recordações gratas, parece-me que não é solução. A vida nunca pára, nunca mesmo, e nada mais nos resta que manter a dignidade tentando derrubar os muros que nos cerceiam.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Creio poder vestir a pele do narrador deste poema, mas concordo com as palavras do Ryc@rdo; "ninguém está só se conseguir estar (bem, acrescento eu...) consigo mesmo.

    Abraço, L.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde. Acho que nem quando dormimos estamos só. Convivemos sempre com o nosso pensamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou seja, eu acompanhado por mim. Obrigado pelo seu comentário.

      Eliminar
  7. Não sei se quem pensa que pensa bem pensa bem.
    Pode substituir-se "pensa" por "matuta".
    Olá.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um comentário algo sinuoso mas interessante. Obrigado pela visita.

      Eliminar
  8. Gostei da foto!
    Cinzenta como o poema, do qual concordo com muita coisa.
    Mas, só nunca estamos.
    Temos as memórias, os livros, a música e as manias que vamos acumulando sem sentir.
    Melhor estar só do que se sentir só e rodeado de muita gente.
    bom domingo
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu estou muito de acordo com essas companhias quando não temos companhia. Obrigado.

      Eliminar