Porto



Sentou-se,
contou as flores que tinha à sua volta,
tomou nota,
virou a página do seu caderno.
Depois
contou as árvores que tinha à sua volta,
tomou nota,
virou a página do seu caderno.
Depois,
contou as pedras que tinha à sua volta,
tomou nota,
virou a página do seu caderno.
Depois,
contou as pessoas, contou as aves, contou os outros animais,
tomou nota,
virou a página do seu caderno. 
Ergueu-se,
para ficar mais perto do céu
e contou as estrelas que tinha à sua volta,
tomou nota,
virou a página do seu caderno.
Já estava muito alto, no meio das nuvens,
e contou-as,
e tomou nota.
E estando nisto, aos poucos,
foi-se fazendo noite, não tinha mais nada à sua volta,
tinha perdido tudo.
Fechou o caderno e adormeceu.
Quando acordou
o caderno tinha desaparecido.



17 comentários:

  1. Gostei desse sonho. Muito mesmo.
    Afinal, poetar está assim, naturalmente, como quem respira, ao alcance de qualquer um de nós.
    E tanto eu me amedronto com as palavras...tanto me assusto, tanto as quero invulgares e perfeitas que elas fogem.
    Ou será, que aquilo que parece simples, é o lado difícil simplificado para quem com o dom da poesia foi fadado?
    :)

    Boa Noite.

    PS- Começo a dar por mim esperando p'las badaladas da meia-noite. Já viu o que me arranjou?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É compensador quando alguém comenta os nossos textos e sobretudo quando sabemos que estão à espera deles, isso motiva-nos para continuarmos. Agradeço e desejo uma noite descansada.

      Eliminar
  2. Ah, e uma vez mais gostei dessa aguarela, especialmente dos barquinhos rabelos.

    ResponderEliminar
  3. O Caderno? Desapareceu?
    O Caderno? Tenho eu!
    Se há caderno que não perco
    É um caderno poético

    (uma pergunta:
    as pinturas são obra tua?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário bem humorado.
      Sim, são trabalho meu que assino com outro nome.
      Obrigado pela visita.

      Eliminar
  4. Não resisto! Não resisto a alvitrar que, se ele não tivesse acordado, talvez o Caderno permanecesse e viesse a ser lido por alguns... ou por muitos.

    Gostei muito do texto poético e da aguarela.

    Abraço, L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, seria um final bem positivo, mas seria outra a mensagem. Mas gostei muito da sugestão.
      Bom Dia

      Eliminar
  5. Gostei da aguarela. Só se esqueceu de anotar a força do vento... e daí... o caderno ter desaparecido...
    .
    Um dia feliz
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Hum, é difícil descobrir onde acabou a insónia e começou o sonho do sono.
    :)

    ResponderEliminar
  7. juro que não fui eu que levei o caderno.
    (mas se tivesse oportunidade, levava :( )
    Foi o vento, garanto.
    A aguarela é um must. Gosto de barcos.
    Gosto de tudo o que se relaciona com mar
    Gostei da criatividade das palavras.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos seus comentários sempre simpáticos.
      Boa Noite

      Eliminar