Porto



Repentinamente
a surpresa,
o sonho,
as sensações,
penetram
pelos teus olhos,
pelos teus ouvidos,
por todos os teus lugares sensoriais.

E, deslizas ao som
daquela música,
daquelas palavras,
da minha pele acomodada à tua pele.

O amor aprisiona,
o amor exige,
o amor dá e não sabe se recebe,
o amor assusta,
    alarma,
    aterroriza.

E, repentinamente
o surpreendente 
é surpreendido
pela negação da surpresa
e do sonho.

Fica a memória do corpo 
fica a memória das sensações
fica a vida
fica a morte
fica o vazio da partida.


24 comentários:

  1. Muito bonito isso que escreveu.
    Gostei.

    Já lá dizia Vinicius de Moraes:

    "Amai, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido"

    Boa Noite.

    Goste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita já habitual. É sempre um elogio quando gosta dos meus textos. Da aguarela nada disse, espero que tenha gostado desta Ponte da Arrábida
      Boa Noite também.

      Eliminar
    2. Voltei, reli com prazer o belíssimo poema, e, detive-me agora com mais tempo na contemplação da tela.
      Gostaria de ter visto reflectida, nas águas do Douro, um pouco da Ponte, uma vez que a folhagem da margem esquerda lá está.
      Não ligue! Estou a brincar. :-)
      Já cá tinha vindo mais do que uma vez, em silêncio, pois receio comentar em excesso, incomodando-o.

      Gostei muito da aguarela da Ponte da Arrábida, claro que sim. Como não gostaria?

      Mesmo sabendo que não aceita, deixo o meu abraço de apreço.

      Eliminar
    3. Muito obrigado pela releitura do texto e pela referência à aguarela (sobre papel).
      Não deve recear o número ou a extensão dos comentários pois é isso que justifica a minha permanência aqui. No dia em que ninguém me visitar e em que ninguém fale para mim, eu já não volto.
      Julgo perceber que acha que não aceito o abraço. Por isso envio um abraço também para contrariar essa ideia.

      Eliminar
    4. Muito grata pela sua simpatia.
      Saiba que se acaso algum dia (noite) não me for possível vir apreciar os seus posts, logo após a publicação, virei mais tarde.
      Costumo ser fiel aos blogues que gosto de seguir e seguem a minha linha de pensamento e preferências.
      Até mais logo! :-)

      Eliminar
  2. Daniel
    poema e ponte
    são arte
    em plena conformidade

    que mais poderia eu dizer?...

    ResponderEliminar
  3. A surpresa da descoberta das sensações como condição para qualquer tipo de criação.
    Gostei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto sempre dos seus esclarecidos comentários.
      Até amanhã, boa noite.

      Eliminar
  4. Olá!

    Creio que seja a minha 1ª visita a este blog.

    Gostei.

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Dia
      Seja bem vindo. Obrigado pela apreciação.
      Bom fim de semana, também.

      Eliminar
  5. Muito belo... e tristemente real, este seu poema, L.

    Se tivermos ficado devidamente vacinados, é depois desse vazio que se alcança a plenitude.

    Abraço, L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Palavras sábias as suas. Muito obrigado pela vinda aqui.
      Um dia bom.

      Eliminar
  6. (...O amor aprisiona,
    o amor exige,
    o amor dá e não sabe se recebe,
    o amor assusta,
    alarma,
    aterroriza ... )
    .
    Está tudo dito. O resto é " Palha que arde sem se ver ""

    A foto é magistral

    Bom fim de semana
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pela sua apreciação. Obrigado pela já habitual visita.
      Boa Tarde.

      Eliminar
  7. Eu acabaria assim o poema:
    Fica a memória do corpo fica a memória das sensações ficamos nós, cada vez mais completos.
    ( o seu poema = uma bela síntese da parte mais acarinhada das nossas vidas. )
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprecio a sua intervenção criativa, isso quer dizer que o meu texto provocou em si uma reacção, o que me agrada.
      Agradeço a sua visita e o comentário.

      Eliminar
    2. Não fiquei bem com pele de galinha, com o seu poema, mas esteve quase.
      :)))

      Eliminar
    3. Tomo isso como um simpático elogio.
      Muito Obrigado

      Eliminar
  8. Bardzo dziękuję za opinię, to komplement.
    Tradução Google

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde. Obrigado por demonstrar um pouco de romantismo. Fiquei com curiosidade e vontade de conhecer esses lugares.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que se refere à aguarela da cidade do Porto. Merece uma visita.
      Obrigado por ter vindo.

      Eliminar
  10. com tanto de belo, como triste!
    porque isto é poesia mas é real.
    adorei a aguarela.
    Você alem de escrever, tamb~em pinta muito bem.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por tão simpáticos elogios. É por isso que vou continuar.

      Eliminar