Salamanca


-Pai já chegámos? 
Pergunta o meu filho pequeno. 
-Não meu filho, ainda não, ainda não estremeci! 

Eu sei que sempre estremeço quando avisto Salamanca, 
basta ver a silhueta das torres, do casario, do azul do rio
e tudo em mim se exalta. 

Quando chove em Salamanca e volta o sol por instantes
todo o oiro da cidade que é a sua cobertura
doira as pedras, doira as ruas, doira a sua Mayor Praça. 

Levo-te meu filho a ver, a cidade onde se sonha
o oiro daquelas pedras e o cheiro daquelas ruas. 

Vou acabar o poema já lá vem a nostalgia. 
-Acorda, acorda meu filho, chegámos a Salamanca!


12 comentários:

  1. Desta vez, não encontro palavras, L.

    Esse estremeção de que fala, não o sinto há muitas décadas e quando o senti foi sempre ao voltar a casa, depois de uma viagem. Qualquer viagem que durasse mais do que um dia, por belas que fossem as terras que visitei em Portugal, porque, estranhamente, ou não, fiz questão de nunca sair deste meu país.

    Um pouco a brincar, costumo dizer que tenho uma costela de gato e outra de árvore.

    Cada vez gosto mais das suas aguarelas.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigado pelo seu curioso comentário, achei rara essa sua opção de nunca sair de Portugal. Agradeço as suas sempre gentis palavras sobre o meu trabalho.
      Bom Dia

      Eliminar
  2. As aguarelas são do mesmo autor dos textos?
    Se sim excelente criatividade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As aguarelas são também do autor dos textos e agradeço o elogio.
      Até logo.

      Eliminar
  3. Conheço bem esse estremecimento.
    Acontece também quando vislumbro, ainda antes de chegar, as muralhas de uma cidade que me é muito cara.

    Sempre que leio ou oiço o nome dessa cidade, lembro uma amiga de juventude que conheci aquando da minha estadia na Covilhã.
    Na altura ela frequentava a Universidade de Salamanca.

    A aguarela, perfeita como sempre. O texto poético, em forma de diálogo, está envolto de emoção, como convém.

    Bom Dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita. Curioso que saiba da sensação que se sente numa circunstância como a que descrevo. Agradeço a apreciação sobre a aguarela e desejo-lhe um Bom Dia.

      Eliminar
  4. Sempre ouvi dizer que Salamanca era uma cidade muito bonita. Pode ser que um dia a possa conhecer...
    .
    Tenha um dia feliz
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Não sei porque, mas também estremeço quando visito Salamanca.
    :(

    ResponderEliminar