Foto do autor do texto




Uma pessoa é uma pessoa-

-disse a minha mãe 



Há uma claridade ao fundo do corredor

da minha casa. 


MÃE! 

-O tio fechou-se no quarto e disse muitas vezes:

          - Solta as cabras, mulher! 

-Deixa lá filho, o tio hoje veio "atravessado"

-A tia diz que ele já não serve para nada. 

-Sossega filho! 

MÃE! 

-Podemos deitar o tio fora? 

-Não, filho! O tio é uma pessoa, não se pode "deitar fora". 


Setenta anos depois. 

Há uma claridade ao fundo do corredor

desta casa onde estou. 

Sinto-me em segurança 

a minha mãe não vai permitir que me "deitem fora".




22 comentários:

  1. E porque alguém haveria de querer deitar fora o autor do texto e da foto?

    Será que ele também chega a casa «atravessado» e repete a frase ouvida ao tio, setenta anos antes?

    - Solta as cabras, mulher!

    Brincadeira à parte, há uma dualidade tão estrnha neste postal que nos envolve numa certa magia.

    Gostei da foto...que tons lindos.
    E levo o curioso texto na ideia...

    Boa Noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um comentário bem disposto embora o texto tenha algo sério na sua parte final.
      Agradeço a apreciação positiva ao texto e à imagem.
      Até amanhã
      Abraço

      Eliminar
    2. Justamente por isso friso deixar a brinsadeira à parte e refiro a magia envolvente...

      Até amanhã.

      Um abraço.

      Eliminar
    3. E eu agradeço o diálogo.
      Até amanhã.

      Eliminar
  2. De facto curioso texto.
    Com uma dualidade difícil de explicar.
    Quase cinematográfica

    ResponderEliminar
  3. Costuma contar-se que os artistas acham que o seu melhor trabalho será sempre o "de amanhã"!
    Pois... estou agora a constatar que eu devia ter vindo aqui ontem dizer estas mesmas palavras.

    Este post está completo, em total sintonia. Finalmente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre simpática a sua apreciação. Hoje a imagem concorda com o texto mas quase sempre é difícil essa sintonia.
      Boa Noite e obrigado por ter vindo.

      Eliminar
  4. Vejo no poema desta noite como uma preliminar de UMA HISTÓRIA DE FAMÍLIA, usando a fotografia para a capa do livro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curioso o espírito criativo de quem lê os textos e imagina a sua continuação. É um enriquecimento que registo e agradeço.
      Até amanhã.

      Eliminar
  5. La luz que entra por los cristales es prodigiosa. Invita a cruzar el pasillo para llegar hasta donde está la luz.

    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradezco tu comentario. Les agradezco su visita y les deseo un buen fin de semana con las condiciones que todos conocemos.
      Un abrazo

      Eliminar
  6. Muito belos, fotografia e texto.

    A minha mãe, quando menina, teve uma cabrinha leiteira no quintal da casa do Dafundo, mas não sei se haverá mãe que nos valha nos tempos que correm;
    cada vez mais somos considerados um peso morto num universo de obcecados consumistas.

    Abraço, L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com o seu comentário, essa é uma triste realidade. Sobreviveremos até ser possível. Obrigado, gosto sempre do que me diz.
      Um abraço.

      Eliminar
  7. Achei a foto muito sui-generis, que faz jus ao poema.
    O poema traz um passado, um presente e um futuro.
    mas, o presente é que é o busílis da questão.
    Muita criatividade.
    Bom fim de semana.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O presente é o que deixamos para trás, assim consigamos sobreviver.
      Um agradecimento por comentar.
      Bom fim de semana também.

      Eliminar
  8. Boa tarde. O nosso futuro depende da semente que lançamos hoje em dia. Bom final de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou muito de acordo consigo. Muito Obrigado por ter vindo.
      Bom fim de semana.

      Eliminar
  9. Um texto que nunca nos iremos esquecer, a não ser que nos "deitem fora" !
    Infelizmente o Mundo não é dos poetas ou dos livres pensadores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão, essa é a realidade.
      Obrigado pela sua visita.
      Um abraço

      Eliminar
  10. "oh, minha mâe, minha mãe
    oh, minha mãe, minha amada
    quem tem uma mãe, tem tudo
    quem não tem mãe, não tem nada"

    Todos temos um corredor
    mas nem todos terão
    essa claridade ao fundo

    (se me deitarem fora
    alguém me irá buscar...
    Sinto-me seguro!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre um comentário original. Agradeço.
      Um abraço e boa noite.

      Eliminar