Ólha que poeta! 


Como-te poesia e bebo-te 

nos versos de outros poetas

quando encarno em mim o poeta. 


O poeta que vê com olhos destinados

a ver o que não há. 

O poeta que fala com palavras

de onde se tiraram as letras. 

O poeta que diz "liberdade" 

como se dissesse "estou a chegar". 

O poeta que escreve "grande é o homem" 

e acaba sozinho num lugar obscuro. 

O poeta canibal de poetas

criador de carne para outros. 

O poeta que sonha como o homem comum

e acorda perdido no futuro. 

O poeta vivente de uma história 

sem relação com a história dos outros. 

O poeta obcecado com as ideias, 

as palavras construídas e 

com as contas encardidas por pagar. 


O poeta que se suicida 

para que a poesia deixe de ser trágica, 

desnuda-se de tudo até da sua sombra.




20 comentários:

  1. Poeta é todo aquele que sonha
    que vibra qual corda tangente de guitarra,
    com os cancros que minam
    as sociedades desprotegidas
    e incautas.
    Que tem contas para pagar
    que tem roupa suja sem ter quem
    lhe a vá lavar,
    mas não se verga
    nem se vende,
    às mãos dos que o quiserem moldar...


    Gostei da aguarela das árvores, mas gostaria mais se tivesse percebido as duas últimas palavras da frase e ela as pudesse associar.

    Um abraço. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu poema/comentário.
      A frase inscrita na aguarela é :
      As árvores mais fortes da 5a. (quinta)
      Obrigado pela visita
      Um abraço

      Eliminar
    2. Bom Dia, Don Luís!

      Sabendo serem essas as árvores mais fortes da quinta, vejo-me obrigada a fazer a pergunta sacramental, de quem se levantou super bem-disposta, quiçá, em virtude de algum sonho bom, que nem sei qual possa ter sido. Dormi seis horas seguidas como uma pedra...

      Eis a pergunta:
      As árvores mais fortes são as de baixo ou as de cima?

      Aguardo uma resposta esperando que não seja igual à do pastor alentejano, ao lisboeta trocista, que perguntou quais eram as ovelhas que davam mais leite: se as brancas ou as pretas.

      Ficou curioso?

      Eu conto:

      Pastor: As brancas dão 50 litros!
      Lisboeta: Ah, e então, as pretas?
      Pastor: As pretas também

      E quantas ovelhas brancas há no rebanho?
      Tenho 200 ovelhas
      Ah, e quantas são as pretas?
      As pretas também

      - Porque responde sempre que as pretas também?
      Porque as pretas são minhas!

      - Ah, bem. E então de quem são as brancas?
      Impávido, qual Senhor das Nuvens, responde o alentejano:
      As brancas, também.

      Que o seu Dia seja muito feliz e risonho.
      :)

      Eliminar
    3. Agradeço a hilariante anedota. No meu caso as mais fortes são as de cima. E repare que estão colocadas lado a lado.
      Desejos de um bom dia que, como diz, começou bem.

      Eliminar
    4. ...lembrei-me da anedota, aqui abreviada, porque reparei que as árvores, de baixo, estão colocadas sobre um fundo branco e negro.
      Neste seu caso, predominando o negro.

      Obrigada! :)

      Eliminar
    5. Eu é que agradeço a boa disposição.

      Eliminar
  2. Esgotaste tudo o que poderia
    Em noite desperta
    Dizer sobre um poeta

    Mas deixo uma impressão
    quase certeza

    Nunca me suicidaria
    pela poesia
    Já não asseguro
    que o não o faria
    por uma proclamação
    que nos assegurasse o futuro

    Mato-me por isso!

    (em sentido figurado, claro!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo, poesia é poesia, não têm de ser real.
      Obrigado pela vinda, e pelas palavras.
      Abraço

      Eliminar
  3. morreu o poeta de poetas.
    viva a poesia.
    gostei
    abraço

    ResponderEliminar
  4. Estes meus olhos de poeta "destinados a ver o que não há", dizem-me que hoje também entrou em combustão, L. :)

    Relampejam, as suas belas árvores/nuvem.

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os seus olhos vêem para além da visão comum e é disso que dá conta nos seus sonetos.
      Obrigado pela vinda aqui.
      Abraço

      Eliminar
  5. As árvores mais fortes da quinta têm um aspecto frágil, um tanto quanto doentio.

    FORTE, MUITÍSSIMO FORTE é o POEMA de hoje.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomo nota da sua apreciação quanto à imagem e agradeço reconhecido quanto ao texto.
      Muito Obrigado pelo ênfase da última linha do seu texto.
      Boa Tarde

      Eliminar
  6. El poeta, vive en un mundo especial, forjado en sus sueños y el mundo de la realidad, no tiene nada que ver con ese mundo de fantasías.

    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Su comentario es muy esclarecedor sobre lo que había en el texto publicado. Les agradezco su visita habitual.
      Hasta mañana
      Un abrazo

      Eliminar
  7. Caro Poeta
    Deixo um poema meu como comentário, espero que não leve a mal.

    O Poeta

    Pintou palavras desordenadas
    Num coração desobediente
    Insatisfeito e faminto
    De novas cores

    Pintou algas nos cabelos
    Com palavras que se formaram sombras
    Diluídas nas águas
    Do poema

    E ficou confuso
    Ao limpar os olhos
    E sentir palavras
    Com gosto de cloreto de sódio

    2010-06-08 ©Piedade Araújo Sol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas claro que só posso levar a bem. Gostei do poema e é um gosto para mim que esse seja o seu poema/comentário. Muito obrigado pela atenção que me tem prestado.
      Um abraço

      Eliminar