Peço-te justiça 


O que te peço é que me julgues sem dó, porque

tens tendência para me absolver e esquecer. 

Sei que muito do que disse no passado, hoje não faz sentido

e que o que direi hoje não fará sentido no futuro, porque inexistente. 

Mas não me podes perdoar

a fome de palavras a que te sujeitei, 

a luz no ventre que nunca te dei, 

ter provocado a morte das tuas flores, 

ter deixado azedar o vinho que me ofereceste, 

ter deixado que o vento levasse as nossas fotografias, 

ter deitado fogo às nossas cartas

e

ter preparado a minha morte sem a tua cumplicidade. 


O que te peço é que não me julgues

com o amor que me tens.




14 comentários:

  1. Meu amigo,
    deixe-se disso
    que deprime
    o deprimido

    Todos temos o direito a ser-mos julgados
    com o sentimento que inspiramos

    Apenas a repulsa
    merece pesada culpa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo a sua reclamação mas hoje foi assim, amanhã logo se vê.
      Uma noite descansada.

      Eliminar
  2. Justiça e amor
    Conceitos tão opostos e ambivalentes
    Gostei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário a que estou sempre atento.
      Boa Noite.

      Eliminar
  3. O texto é soberano. As palavras não são minhas, mas traduzem uma realidade que sempre subscrevi e, aqui, penso tê-lo entendido muito bem; se acaso me sentisse compelida a pedir justiça, também eu pediria para ser julgada na completa ausência de qualquer amor que tivesse podido suscitar.

    Ao fundo, a árvore (mais definida, agora) marca o ponto de fuga.

    Abraço, L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que interessante e compensador comentário o seu. Muito obrigado pelo que deixou escrito que denota a sua sabedoria.
      Um dia feliz e com saúde.
      Até logo.

      Eliminar
  4. Que grave, realmente! Ser absolvido é um bom castigo para quem quer ser castigado.
    Tudo está bem quando acaba bem.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comentário inteligente como é habitual. É um gosto ter a sua visita.
      Até logo.

      Eliminar
  5. Es dificíl desprenderse e ignorar un Amor, después de largos años de sentirlo. La benevolencia es parte de ese amor, que sólo quiere el bienestar del ser amado.

    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tus palabras son inspiradoras y estoy de acuerdo con ellas. Gracias por tu visita y te mando un abrazo.

      Eliminar
  6. Quem ama não julga...compreende. Mas também não convém abusar porque os Santos já morreram todos
    Gostei da imagem. Bonita ilustração
    .
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Acho que ninguém tem o dever de julgar!
    Mas, claro que há excepçoes, para isso existe o Juíz.
    Antes de julgar temos de olhar os nossos espelhos.
    Um poema muito melancolico e nostálgico.
    ;(

    ResponderEliminar