Foto de Bartolomeu Rodrigues





Um bolo com muitas velas


Lá está o meu lugar à mesa

prato, um copo, talher 

e o guardanapo dentro da argola, 

a minha argola vermelha. 

Vejo nos meus filhos a curvatura do corpo

como a que eu já tive. 

Os meus netos já lá estão todos, 

até os mais novos já têm barba. 

Há ainda dois pequenotes

que não estavam ali no ano passado. 

Ouço as vozes de todos

mas esfumadas e em eco___

___ não percebo o que dizem, 

sei que falam de mim porque olham 

e apontam para o meu lugar vazio. 

Agora puseram "à minha frente" 

um bolo com muitas velas, 

todos se levantam, cantam

e depois sopram, 

apagam as velas todas

e batem palmas. 


E eu morro outra vez. 






20 comentários:

  1. A família e o passado como construtores do futuro
    Gostei

    ResponderEliminar
  2. Reconhece a sorte
    da tua mais uma morte
    Já morri 75 vezes
    e também, como a ti acontece
    puseram "à minha frente"
    um bolo com muitas velas,
    todos se levantaram, cantaram
    e depois sopraram,
    apagaram as velas todas
    e bateram palmas.

    Queres que te ofereça
    um sol brilhante
    num Inverno de contentamento?

    (parabéns, pá!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto desses comentários em forma de poema. Os parabéns ficam adiados mas agradeço na mesma.
      Obrigado. Boa Noite.

      Eliminar
    2. Pois gosta, gosta!!!
      Só que nem todos os seus leitores são POETAS!!!

      Eliminar
  3. A noite tenebrosa tem o seu quê de um certo feitiço que não atemoriza.
    Comigo acontece-me até sentir uma certa atracção pelos clarões provocados pelo morrer do sol no horizonte.

    Quanto ao seu texto, todos os dias nós morremos um bocadinho.
    Pergunto: Faz hoje anos?
    Se sim, Parabéns. Se não, o sonho que teve não foi mau de todo.
    Já tive piores...

    Um abraço e uma Boa Noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A noite tem o seu quê de misterioso atractivo. Não faço anos hoje. Não esqueça que por vezes é real, por vezes é ficção.
      Boa Noite e um abraço também.

      Eliminar
  4. A fotografia de Bartolomeu Rodrigues é de mão de mestre.
    Penso mesmo, que seja seu filho (o que pouco importa) e fotógrafo de profissão.

    Quanto ao POEMA seja ficção ou realidade é brilhante como sol que o camarada Rogério lhe quer oferecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A foto é do meu filho, sim, mas não é fotógrafo de profissão, no entanto tal como os meus outros dois filhos têm ligação às artes. Considero elogiosa a referência ao texto.

      Eliminar
  5. Curiosa forma de imaginar o que poderíamos - ou não... - ver se sobrevivêssemos à nossa própria morte.
    Magnífica, a fotografia.

    Abraço, L.

    ResponderEliminar
  6. Odwzajemniam komplementy i dziękuję za wizytę.
    Tłumaczenie Google

    ResponderEliminar
  7. Na casa grande
    No dia dos anos
    o aniversariante tinha a cadeira enfeitada com flores
    Havia comida mais sofisticada
    A mãe fazia um bolo e havia as velas
    Era isso
    Eu nunca tive a cadeira enfeitada
    Nunca tive bolo com velas
    Nunca
    Eu não queria!
    Eu só dizia.
    Mae no dia dos meus anos eu quero livros.
    Hoje

    Agora lembrei-me disto

    A foto é espectacular

    beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua pequena história, real, é muito original e era já um caminho que se iniciava. Gostei que se tivesse lembrado.
      Muito Obrigado
      Boa Tarde.

      Eliminar
  8. Es buena señal ser recordado. La ausencia de un ser querido, lo hace recordarlo más. Has tenido un sueño de futuro y ahora lo que toca es disfrutar de la familia, hasta que toque la fecha de partir.

    Buenas Noches. Feliz Descanso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imaginamos mucho, incluso lo imposible.
      Gracias por tus palabras.
      Salud.
      Hasta mañana.

      Eliminar
  9. Ahh como gostei disso !! não sei bem se curiosidade ou apego as 'coisinhas' que ficam -o certo é que esse sensação de como será a mesa servida com um prato em destaque e um vazio foi consolador rs E, quando digo coisinhas são todas mesmos os meninos e as meninas, incluídas.
    Criatividade é que venho buscar aqui, sempre encontro.
    És muito maravilhosa na escrita, nas artes, nas criações.
    Vou sempre parabenizar e louvar.
    com abraço ah e a fotografia, faz muito meu estilo-as paisagens a natureza o cotidiano que é tão bom perceber, ver e perpetuar no registro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lis, muito obrigado pelas palavras que aqui deixaste. Essas apreciações positivas são um estímulo.
      Boa Noite.
      Luís

      Eliminar