Foto do autor do texto



Alegria


Já é tarde

o sol está a explodir no nosso olhar. 

Deste encontro 

a ideia que me ficou depois 

foi de montes e casas da cor do barro 

seco até dourado 

e do sangue a jorrar aos nossos pés. 

As sombras nas nossas bocas 

os nossos corpos estranhos naquela hora

somente naquela hora 

e as tuas lágrimas perfumadas 

a obedecerem à vertigem 

dos golpes cortantes na nossa vida. 


Perdoámo-nos tudo e eu gritei

          ALEGRIA! 

que é o nome do meu gato.




23 comentários:

  1. Um elemento animal que dá uma ideia coerente ao poema
    Gostei

    ResponderEliminar
  2. ALEGRIA, anda cá ALEGRIA...:))

    Não sei se as palavras hoje são para provocar alguma sensação, mas eu é que ao ver o gato empoleirado e depois de descobrir como fintar a recusa do blogger, apetece-me mais é rir... :-)

    Um abraço e uma noite alegre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fez bem em rir. Obrigado. Um abraço também. Boa noite.

      Eliminar
    2. Ah, mas quero salientar esta parte do seu texto que me tocou muito especialmente:

      "... as tuas lágrimas perfumadas

      a obedecerem à vertigem

      dos golpes cortantes na nossa vida.


      Perdoámo-nos tudo e eu gritei

      ALEGRIA!


      Não fosse recear parecer ridícula, diria que as sinto dirigidas a mim... ��

      Eliminar
    3. Não é ridícula, de modo nenhum, mas, desculpe, não foi com intenção, como poderia eu adivinhar essas circunstâncias da sua vida?

      Eliminar
    4. Sim! Como poderia adivinhar?!
      Mas, na verdade, adivinhou ou pressentiu.

      Boa Noite. :-)

      (Creio que o blogue da Elvira me curou a maleita, pelo menos por agora.
      Já comentei como dantes.)

      Lá, aqui, não. :(

      Eliminar
  3. O nome do bichano é programa.
    ALEGRIA ou POESIA são nomes encantadores para um dos animais que mais gosto.
    O meu chamava-se CASIMIR e repousa num canteiro do meu jardim.

    Quando os golpes cortantes da nossa vida merecem o grito ALEGRIA — são uns golpes duros, contudo perfumados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os seus comentários são bem dispostos mas não deixam de ser uma boa observação dos textos.
      Boa Noite.

      Eliminar
  4. Cão é prosa
    Gato, poesia
    chame-se ou não alegria

    ResponderEliminar
  5. Gosto de gatos... ao longe ou em fotos. Infelizmente de sucessivas crises alérgicas, a médica mandou fazer testes para saber o que me estava a provocá-las. E descobri que sou alérgica a eles, e estava todos os dias em contacto com um, em casa do filho, onde ia para ficar com a neta bebé (que amanhã faz 12 anos) Resumindo ele passou a trazer a filha para minha casa, e eu só voltei à deles há dois anos, quando o bichano morreu de velhice. Bom "estiquei-me" com um assunto que não lhe interessa nada. Me perdoe.
    Gostei do poema. Por muitos golpes que a vida nos dê, onde há perdão há amor, e onde há amor está tudo no seu devido lugar. Até a Alegria sobe ao sítio mais alto, para festejar.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Curiosa a sua experiência, como um gato pode condicionar e mudar a vida de várias pessoas. Parabéns (antecipados) para a sua neta e um abraço para si.
      Saúde.

      Eliminar
  6. Gostei muitíssimo do poema, mas os meus olhos sorriram ao ver o Alegria... :)

    Se a minha gata não se chamasse Mistral, chamar-se-ia Felicidade :)

    Forte abraço, L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Mistral é a sua companhia. Obrigado por ter vindo.
      Um abraço, saúde.

      Eliminar
  7. Buen nombre para un gato. Desde lo alto parece aprobar su nombre con satisfacción.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Un gato que se escapó al tejado. Gracias por la visita.
      Un abrazo.

      Eliminar
  8. O perdão, sempre nos dá alegria, seja sentimento ou gato. O da foto parece vadio, ou vadia para rimar com alegria (:
    Acho que o gato tirou protagonismo ao poema, o que é pena.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um gato que passou por aqui e foi apanhado pela fotografia na sua hora de descanso, ele foi-se embora mas o poema ficou.
      Obrigado pelo comentário.
      Um abraço.

      Eliminar
  9. Rebuscado este poema.
    (Ficava melhor na fotografia se eu escrevesse «belo», «magnífico» poema.)
    Pronto, Belo mas rebuscado este poema!
    Haja alegria, amor, e gatos...
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aceito qualquer expressão que queira usar, quando comenta, é sempre atenção que presta ao que publico.
      Muito Obrigado.
      Um abraço.

      Eliminar
  10. Caro colega.
    Fiquei extasiada com a foto, mas eu sou suspeita pois adoro gatos.
    Alegria é um bom nome até para um gato, embora eu saiba que este gato não se chama alegria, talvez nem nome tenha.
    Poema excelente como sempre.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, este gato anda por aqui nos telhados, nem sei se terá nome ou casa onde viver.
      Obrigado pelas palavras.
      Um abraço

      Eliminar