Foto de Ana Duarte



Depois esqueçam-se


Deem-me um campo florido 

deem-me um casebre 

e que haja luz e água nesse lugar 

e que haja noite e dia sem ninguém. 

Deixem-me ficar 

com a parte da minha vida que me cabe 

ficarei ali a inventar o meu passado até hoje 

em que o tempo se desfaz e me perturba

nesta idade em que todas as músicas 

da minha juventude são dos Beatles 

e aquele abandono em Austerlitz 

ainda ___ ainda me consome. 

Até eu desconhecia a possibilidade 

que tinha de dar mais um passo. 

Deem-me um campo florido 

deem-me um casebre

depois esqueçam-se de mim.




24 comentários:

  1. NÃO, não nos vamos esquecer do POETA
    Como não nos esquecemos da nossa chegada a Austerlitz numa noite fria de Janeiro.
    A fotografia da Ana Duarte é um tanto idílica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o tempo o esquecimento toma conta de tudo.

      Eliminar
    2. Com o tempo sim, mas agora o POETA tem ENERGIA e HUMOR, assim como CURIOSIDADE e CRIATIVIDADE.

      Eliminar
    3. Atenção, o autor é tentado a ter assomos de vaidade.

      Eliminar
  2. O esquecimento é um direito,...
    E uma tortura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O esquecimento que não comandamos. Umas vezes é bom outras é lamentável.

      Eliminar
  3. Acabei de tentar publicar um comentário e recebi por mensagem "Ops! Ocorreu um erro. Tente de novo"
    Então vamos lá de novo. Gosto muito da foto. Lembra-me um campo que vi há anos a caminho de umas termas.
    Gosto do poema, mas ocorre-me que por muito que se isole, ninguém consegue viver só de recordações.
    Abraço, saúde e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu comentário é sensato, mas as memórias são um tema que nos assalta de vez em quando.
      Obrigado. Um abraço.

      Eliminar
    2. Recebo constantemente a mensagem “Ops! Ocorreu um erro. Apague os cookies e tente de novo”.
      Tento de novo e aparecem “mil” comentários.
      Eu pensava, que era algo que me acontecia por erro meu.
      Votos de uma boa semana com ou sem erros.

      Eliminar
    3. Pode sempre tentar de novo, são problemas do BLOGGER.
      Boa semana também para si.

      Eliminar
  4. Por vezes precisamos do silêncio da solidão. Precisamos de moimentos só nossos. Precisamos de pensar, interiorizar, viver os nossos próprios pensamentos e sentimentos. Talvez não precisemos que nos esquçam...apenas que nos libertem para vivermos um pouco de nós.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou de acordo, agradeço o comentário.
      Cumprimentos também e saúde.

      Eliminar
  5. Há memórias que gostaríamos de apagar. Mas nem sempre é possível. Por isso a nossa necessidade de estarmos a sós com os pensamentos que temos e com os que recusamos. Um belo poema.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No fundo, aprender a falar sozinho.
      Agradeço as suas visitas e os comentários.
      Boa semana também para si.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Reli o poema. Várias vezes.
    Tempos houve em que todas as músicas da minha adolescência eram as dos Beatles, mas nunca estive em Austerlitz e, se algo pedisse, seria uma densa mata.

    Belos, os ciprestes... ou araucárias? Já nem as árvores distinguem estes olhos...

    Forte abraço, L.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há cor, sons e aromas no nosso passado longínquo.
      Também não sei que árvores são.
      Um abraço.

      Eliminar
  7. Uma bonita e refrescante fotografia pedia um poema mais alegre.
    Mas como neste canto parece não haver espaço para a alegria, dclarada e explícita, quero crer que hoje, mais do que nunca, este poeta é um fingidor...Ele lá quer ser esquecido e deixado sozinho num casebre...tendo por paisagem justamente um campo de flores? Nã, não me convence... Tudo fica mais belo quando apreciado em boa companhia.

    Bom dia e um abraço, sorrindo abertamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O dever de manter estas publicações diariamente, obriga a uma produção que tem de recorrer à imaginação em todos os recantos, além disso, acho que a alegria talvez não seja um tema a explorar a não ser, uma vez ou outra, insólitamente introduzido num texto de outra índole.
      Muito Obrigado pelos seus comentários que são objecto da minha reflexão.
      Um abraço.

      Eliminar
  8. La memoria es muy selectiva, siempre rocura borrar los tristes recuerdos y conservar aquelos en que nos sentíamos feliz.

    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Es una suerte que así sea, hemos olvidado ciertos detalles del pasado que serían difíciles de recordar. Un abrazo.

      Eliminar
  9. Luis, o tal dever de manter publicações diárias desgasta...
    Poeta esquecido, nunca!
    No futuro também há «cor, sons e aromas».
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No dia seguinte já é futuro, o que nos espera não é animador. Talvez eu esteja enganado.
      Um abraço.

      Eliminar
  10. Poeta/Pintor

    poema que me comoveu.
    mas, em sentido oposto.
    eu já dei tanto de mim, e nunca esqueci.
    quem se esqueceu foi quem recebeu.
    eu dou, mas nunca me esquecerei a quem dei.

    :(

    ResponderEliminar