Uma casa onde eu quero


Tenho uma casa num monte 

e esse monte 

é o sítio perfeito 

onde se cruzam os ventos

ouço-os a todos ___ o que me trazem 

os cânticos 

e as infâmias 

os olhares amigos 

e os sexos perdidos

largamente a poesia 

ultrapassa a blasfémia. 

Em minha casa 

nunca mais haverá convidados

defendo-me dos que ao falarem 

assassinam as minhas memórias. 

Tenho uma casa num monte 

e esse monte

é o sítio perfeito 

para estar aqui

e em mais lado nenhum 

porque é a isso que chamam raízes. 

Fico com os bordados da mente 

para explicar a utilidade do sangue 

que se deu no combate 

pelo direito à palavra. 

Não há quem possa recusar 

o meu destino nesta casa no monte.



 

24 comentários:


  1. Que se cumpra então o destino!
    Gostei dos megalitos... não pude deixar de me lembrar de Meteora.

    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos a ver se o destino se lembra de se cumprir. Não me lembrei de Meteora mas foi bem lembrado.
      Um abraço.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Gostaria que fosse assim para poder viver onde pudesse escolher.

      Eliminar
  3. Não quero assassinar as memórias do POETA — mantendo em silêncio — olhando para a casa azul nesse sítio perfeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sítio é perfeito mas o que tenho de subir é... um cansaço.

      Eliminar
  4. Um sítio perfeito para a nossa casa. Um monte. Um olhar. Um abraço.
    Lindíssimo poema!
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saúdo sempre a sua visita e registo com agrado os seus comentários.
      Boa semana também para si. Um abraço.

      Eliminar
  5. Bom dia!

    Lindas vistas deve ter o morador dessa casa....o pior é lá chegar, se tiver de subir a pé.
    Quando se entra na idade é melhor ter uma casa na pradaria. Ou então, no sopé da montanha. O cume fica sempre mais distante.

    Ah, antes de ir embora só um reparozinho de nada...quem assassina as nossas memórias não são outros, somos nós. Sobretudo quando ela, a memória, nos começa a faltar.

    Bom Dominhgo e desculpe qualquer coisinha.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem tem uma casa num lugar daqueles procura que tudo venha ter com ele. A idade está sobretudo na nossa mente, no nosso espírito. Um sinal da idade estar a avançar é o desencanto com que nos tornamos críticos até do que vai passando diante de nós rumo à beleza.
      Os outros também assassinam as nossas memórias quando tentam atingir-nos com referências desclassificativas a nós ou aos nossos.
      Retenho e medito sobre os seus comentários, que agradeço.
      Bom domingo também.

      Eliminar
  6. Tenho, por enquanto, uma casa. Uma casa no topo de muitas outras casas e as minhas raízes espalham-se por alguns (poucos) quilómetros, embora o meu tecto não cubra mais do que cinquenta e poucos metros quadrados...

    Por instantes, tive a estranhíssima sensação de que falava de mim, L.

    Não dê grande importância às minhas palavras, que eu, hoje, decidi-me a vestir a pele de uma quimera e as quimeras moram sempre no topo dos mais altos montes.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As quimeras são de quem as sabe reconhecer. Tudo é do domínio da nossa tão necessitada fantasia.
      Obrigado pelas suas palavras.
      Um abraço

      Eliminar
  7. Caro Poeta e Amigo
    Acho que uma casa no monte, merece que seja o que o seu dono quiser.
    A vontade dele é sagrada.
    A aguarela é muito aprazível.

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saúdo a sua compreensão pelo desejo de isolamento. Se me enviar o endereço por mail terei o maior gosto em lhe oferecer um pequeno original.
      Um abraço.

      Eliminar
    2. Agradeço, mas não me leve a mal.
      Não posso aceitar!
      Aprendi que não devo ter tudo o que eu gosto!
      Muito obrigada na mesma.
      ;)

      Eliminar
    3. Claro que não levo a mal, seria apenas mais um/a leitor/a a quem faria essa oferta. Aprecio a sua austeridade.
      Um abraço.

      Eliminar
  8. A imaginação, é essa casa no monte, poderosa!
    Enfrenta tudo, ventos e convidados indesejáveis, infâmias e palavras fortes, é nossa !!! (em tons de azul)

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma casa da harmonia para todos. Apreciei o seu comentário.
      Um abraço.

      Eliminar
  9. Quando a imaginação não tem limites, acontecem os poemas perfeitos. Gostei muito de ler.
    A tela é encantadora.
    .
    Votos de um dia da mãe muito feliz
    ( Poema sobre a mãe)
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o simpático comentário.
      Um dia feliz também para si.

      Eliminar
  10. Desde la altura, se ve todo de distinta manera. Hay mucha tranquilidad y estás lejos de las miradas indiscretas de las gentes.

    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A veces tenemos este deseo de aislarnos y ver el mundo desde lejos. Un abrazo

      Eliminar
  11. Uma casa azulinha num monte? Desejo que baste para uma vida perfeita.
    Luis, amei o poema.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos temos o desejo de ter uma casa num lugar idílico.
      Um abraço

      Eliminar