Os poetas comovem-se


A casa dos poetas

é uma praça fechada 

uma pequena parte do mundo

onde se apresentam despidos 

finalmente despidos naquele êxtase 

que sucede à visão naquele silêncio 

de um arco-íris 

nascido da toalha branca sobre a mesa 

onde procuram as palavras certas 

que lhes nascem da voz 

que não se atreve naquela quietude. 

Os poetas não enjeitam

o lado sombrio das suas vidas e escrevem

para os que precisam das suas palavras. 

Os poetas descansam no espaço 

que lhes fica entre as palavras 

apalpam a sua vida 

e exibem a sua nudez 

naquela praça fechada 

até os ecos das vozes conhecidas 

lhes trazerem mais palavras certas. 

A casa dos poetas

é uma praça fechada 

uma pequena parte do mundo. 

Os poetas comovem-se.








19 comentários:

  1. Os poetas são as pessoas que o mundo escolheu para continuar a vaguear no universo até ao fim dos tempos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguns,muito poucos, porque a grande maioria não consegue flutuar no universo.

      Eliminar
  2. A poesia é muitas vezes estados de alma. Mais alegres, mais tristes. Sem dúvida que os poetas (também) se comovem. Adorei este poema.
    .
    Início e uma semana muito feliz … abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A comoção é um acto que nos torna humanos.
      Boa semana. Obrigado.

      Eliminar
    2. Ontem à noite ao ouvir “Mild und leise wie er lächelt" (Isoldes Liebestod) — uma das minhas óperas preferidas de Richard Wagner — tornei-me humana.

      Eliminar
    3. Momentos de emoção, por vezes inesperados.

      Eliminar
  3. Os poetas comovem-se, sem dúvida, ou não seriam seres humanos. Talvez chorem menos lágrimas do que os não-poetas porque aprenderam a transformar mares de lágrimas em rios de versos, mas isto é uma mera suposição...

    Li o seu texto poético vezes sem conta e apaixonei-me por essa "praça fechada" que cobriu de cores, L.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu encontro com a POESIA aqui de madrugada e de manhã com as palavras poéticas da Maria João é uma verdadeira comoção || paixão.

      Eliminar
    2. As palavras da Maria João são uma valorização do texto, a atenção que lhe dedicou também emocionam quem o escreveu.

      A Tereza sempre expressa a sua emoção em relação aos textos que lê aqui e isso é um incentivo.

      Um abraço para as duas.

      Eliminar
  4. Os Poetas são seres especiais. Vêem o mundo e tudo o que os cerca com um olhar diferente do comum dos mostais.
    E ainda bem que assim é.
    Gostei especialmente dessa casa colorida, sinal de aque há alegria por aqui.
    Já a composição não me fascinou tanto.

    PS- Ainda bem que os poetas se comovem. Eu comovo-me com a comoção alheia e a mais não sou poeta.

    Fique bem. Votos de uma boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a ideia que tem sobre os poetas. Folgo que tenha gostado da casa colorida, quanto ao texto vou continuar a esforçar-me para ter um seu comentário positivo.
      Agradeço a atenção que me dedica.
      Boa semana também para si.

      Eliminar
    2. A minha cultura musical não é tão vasta e erudita que me permita dar o devido valor a certa música clássica, especialmente Ópera. Salvo raras excepções. Foi a isso que me referi quando disse que me não tinha fascinadao, não ao seu texto/poético.
      Eu é que agradeço a boa recepção que faz aos meus comentários.
      Obrigada.

      Eliminar
    3. Agradeço o esclarecimento e peço desculpa por ter entendido mal. Sendo assim já não preciso de me esforçar (é uma piada).
      Obrigado.

      Eliminar
  5. Al expresar lo que sientes, los poetas desnudan el alma mostrando la verdad de su interior. Su verdad, esa que llevan dentro, las esterioriza a través de sus bellos poemas, sin ningún pudor.

    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sus palabras son muy amables y estimulantes para seguir revelando lo que estoy produciendo. Gracias. Un abrazo.

      Eliminar
  6. Sonho, morar um dia, numa casa assim. Colorida, numa praça fechada, numa pequena parte do mundo.
    Mas por enquanto, vagueio só por perto, porque preciso das palavras, dos poetas.

    Mais uma vez, comovi-me !
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa imaginação cria estas imagens. Agradeço a sua comoção, é um elogio ao texto.
      Um abraço.

      Eliminar
  7. Os poetas são normalmente pessoas dotadas de grande sensibilidade, e imaginação. Por isso se comovem com a visão do que se passa à sua volta.
    Gostei do vídeo. Tenho vergonha de dizer que gosto de ópera, pois sempre penso que os demais dirão que o digo para me armar naquilo que não sou. Pois se eu apenas sei português e espanhol, como posso gostar de ópera? E no entanto gosto. Gosto tanto que tenho as mais conhecidas quase todas. Gosto da musica e emociono-me com a emoção dos interpretes.
    Abraço, saúde e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho muito bem que goste de ópera e não penso aquilo que disse. Aprecio a forma como revelou esse pensamento.
      Saúde, um abraço.

      Eliminar