Foto do autor do texto



Esta vertigem de escrever 

para estar acompanhado


Sento-me sobre as ideias 

para que elas tenham palavras, 

desenho-as ao entrar no sono

onde volto a encontrá-las. 


Não conseguir fugir à miséria 

destas velhas águas sujas 

do feroz e cansado tempo 

até acordar para um ciclo 

de poesia venial, 

dores no corpo, 

medo dos arrependimentos

é uma penitência merecida. 


As vozes, os murmúrios que se foram

que persisto em recordar

e harmonizar com as caras ___

___ arruinadas, 

ausentes para sempre

é uma penitência merecida, 

escolhida entre o que é isto 

ou o que foi aquilo 

o que afinal vai dar ao mesmo

dizer sombra ou escuridão. 


Ou isso ___ ou nada.




18 comentários:

  1. Quem escreve esmaga toda a solidão do mundo

    ResponderEliminar
  2. Escrever para recordar, para resistir, para escapar à solidão, para não morrer. Escrever mesmo quando é difícil escolher as palavras, distanciá-las da incoerência, ou cobri-las de lucidez. Gostei muito deste poema.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço o seu comentário com todo o valor que tem por me ser endereçado por alguém com tanta experiência. Fico satisfeito por lhe ter agradado.
      Saúde, um abraço.

      Eliminar
  3. Não me cabe desmentir ou confirmar, se todas as penitências são merecidas.
    Penso que, ao escolher a escrita como pena a cumprir, o poeta reparte com o leitor uma boa parte daquilo que o atormenta.
    Alivia a sua carga emocional e aligeira tal penitência. Isso é bom. Saudável, até. Gosto!

    Curiosamente, pelos bocados de papel manuscritos, cuidadosamente dobrados e guardados, mesmo depois de inutilizados, podemos abalizar da importantância que existe para o autor todo o processo do alinhamento das suas ideias... :)
    Que essa vertigem, boa, nunca o abandone!

    Votos de um Bom Dia.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A partilha com os meus leitores e tocar a sua sensibilidade, é o meu objectivo. Agradeço os seus comentários que analisam tão completamente as minhas publicações. Retenho o que me diz e é compensador que os meus leitores me visitem com agrado.
      Bom Dia, um abraço também.

      Eliminar
  4. Escrever pode atuar como alivio da alma. Como um grito de silêncio. Como uma "escritura" que se grava na alma e no coração.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. JÁ NÃO CONSIGO DECIFRAR-LHE OS MANUSCRITOS, APENAS A BELEZA DAS LETRAS A NEGRO SOBRE A SEMI-BRANCURA DO PAPEL CONTINUAM A TER, SOBRE MIM, UM FORTE IMPACTO ESTÉTICO...

    O POEMA IMPRESSO/DIGITALIZADO, ARREBATOU-ME; ESCREVER POESIA É, SEM DÚVIDA, UMA IMENSA VERTIGEM...

    FORTE ABRAÇO, L!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos em sintonia sobre o valor que estas actividades têm no nosso "suporte de vida". Muito Obrigado.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Quem tem um dom, escrever, pintar ou outro, nunca está realmente só. Acho que a verdadeira solidão, é quando já não apreciamos nada.

    Um abraço, feliz semana !

    ResponderEliminar
  7. Não é pecado ser ser só.Tragédia é recear a solidão.

    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como diz, difícil é não conseguirmos ou não termos meios de a atenuar.
      Obrigado por ter vindo.
      Boa semana também.

      Eliminar
  8. Caro Poeta e Amigo

    a solidão é um fardo, mas também pode ser uma benção.
    se não a queremos então temos de gerir a situação.
    escrever, pintar ou passear é sempre uma boa terapia.
    a pior solidão é aquela que sentimmos quando estamos rodeados de muita gente.

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou muito de acordo consigo, acabamos por nos habituar.
      Obrigado, um abraço.

      Eliminar
  9. Em tempo!
    Esqueci de escrever que gostei muito da imagem e seus detalhes.
    Beijinhos
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço muito a simpática referência à imagem.
      Um abraço.

      Eliminar