Foto do autor do texto 


 

Admito o meu cansaço 


Na verdade, hoje não sei o que te dizer 

os nossos filhos estão criados

e os dias tornaram-se longos de mais. 

A luz é, sem dúvida, a mesma

mas as manhãs com os seus ruídos 

já nada têm a ver com os tempos

das palavras alegres desencontradas

mas ainda assim cheias de significado

porque ficavam horas dependuradas

no nosso dia. 

Sentado a uma mesa, frente a um prato

cheio de dúvidas de onde petisco

penso mas não digo

     preciso que me protejas porque 

     começo a admitir o meu cansaço. 

Tudo é ___transitório ___

___esta palavra interessa-me.



 

20 comentários:

  1. Eu, quando me canso
    repouso
    Não guardo meu cansaço
    de um dia p´ro outro

    Leste Brecht?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço.
      O cansaço não é igual para todos, e pode não ter as mesmas origens.

      Eliminar
  2. Nem todo o cansaço é brechtiano.
    A causa do cansaço de Bertolt Brecht era a desilusão política.
    O cansaço do poeta é existencial
    Embora não seja uma fotografia bonita, sintonia perfeitamente com o poema..
    O meu cansaço é passageiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu comentário é tudo o que eu poderia dizer, nem acrescento mais nada.

      Eliminar
  3. Um poeta terá sempre algo mais para desafogar do cansaço., sempre 'palavras interessa'.
    Também saio um pouco de cena, não por cansaço, e sim a procura de novas paisagens, novos ruídos.
    E a vida vai continuar escrevendo a crônica do dia .
    Com ou sem a minha ,a nossa presença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cansaço aparece em certos períodos, depois, o entusiasmo da criatividade, mantém-nos activos por mais uns tempos.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Espero que encontre algum interesse nesse cansaço, e que ele seja transitório.
    Ma sei, que há linhas que quando ultrapassamos, não há nada a fazer...

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este cansaço também serve para produzir alguma coisa, como este escrito que deixei hoje. Obrigado.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. Interessante e nostálgico o poema.
    Petiscar dúvidas, não deve ser um bom petisco.
    Prefiro uma caracolada.
    Se tudo é transitório esse seu cansaço não me preocupa, por certo também vai passar.
    Desejo-lhe um fim-de-semana tranquilo.

    Um abraço, pé-ante-pé, transitando em linha recta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não gosto de caracóis, nem de galinhas, patos, perús, marisco, etc. etc.
      Este cansaço é apenas um momento.
      Tudo passa, tudo volta.
      Obrigado e um abraço.

      Eliminar
    2. Isto é que vai aqui uma açorda!
      O cansaço provoca esta espécie de amnésia.
      Espero que não tenha esquecido a password do "Brancas Nuvens Negras", Luís.
      É que já me tinha habituado aqui...

      Deixe lá, amanhã é outro dia.
      Fique bem, no problem.

      Eliminar
    3. Está tudo bem mas estou a operar do telemóvel o endereço sai diferente. Domingo à noite tudo voltará ao habitual.
      Obrigado

      Eliminar
  6. Que saudades dos passos de criança e da algazarra ao começo do dia. Levantar, tratar, comer, vestir, ir para a escola. Um sem número de frases novas !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa foi uma certeira interpretação das minhas palavras nesse particular. Gostei.
      Um abraço.

      Eliminar
  7. Hay que dedicar un tiempo al descanso...el trabajo fatiga y hay que limitar las horas de trabajo, para que al final del día no acabemos sin podernos mover.

    Buenas noches....ya ha llegado la hora de mi descanso.

    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este consejo tuyo es precioso, el descanso es bueno para preservar nuestra salud. Muchas gracias por vuestra solidaridad. Un abrazo.

      Eliminar
  8. "Sentado a uma mesa, frente a um prato
    cheio de dúvidas de onde petisco
    penso mas não digo
    preciso que me protejas porque
    começo a admitir o meu cansaço."
    Magnífico, Luis!
    Partidas da saudade que por vezes nos consome.
    Beijo, de uma cansada regressada de férias. É a vida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As férias também cansam, como disse o José Gomes Ferreira "viver muito também cansa".
      Dormirá bem umas noites e tudo vai ficar como estava.
      Um abraço.

      Eliminar