Foto do autor do texto



Sem recuo


Herdei do meu pai

este desejo de clausura ou

na verdade ___ esta conformação 

esta fuga à loucura

do ramo da insensatez

para preservar a loucura

do ramo da lucidez. 

Os dias de sons e conversas

triviais ___ com musgo

a vida encerrada

entre páginas de livros 

com a música sobre as trevas, 

na liberdade desse encerramento

sou ___ apenas uma palavra. 

Esta é a liberdade antiga

de quem é velho

mais velho do que o meu pai, 

estive no primeiro Vilar de Mouros.



 

18 comentários:

  1. Um livro, uma boa música, um bom filme, escrever aquilo que nos vai na alma, são sempre uma boa clausura !

    ResponderEliminar
  2. As últimas palavras deste seu texto, dizem-nos que nem sempre foi como é hoje: amante da clausura.
    Se já fez o seu percurso por entre a multidão é natural que o isolamento lhe saiba bem para recordar o passado em paz consigo mesmo.
    Recuar para quê?

    Um abraço.
    Boa noite, bons sonhos.


    ResponderEliminar
  3. Este poema parece estar em contradição com a ideia que formei do poeta, que me tem parecido um espirito livre, inquieto, ávido de cultura, de viagens e amante da liberdade. Desejos de clausura? Não se conjugam mesmo.
    Uma persiana fechada sempre desperta a minha imaginação e curiosidade.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo isso que referiu é possível numa mesma pessoa, mesmo em clausura, a clausura tem muitas formas de ser praticada. Até viajar, desde que sozinho, pode ser uma forma de clausura, metafóricamente.
      Obrigado, saúde, um abraço também.

      Eliminar
    2. Sei por experiência própria, que tudo a que a Elvira se referiu é possível numa mesma pessoa.
      Viajar sozinha, visitar um museu sozinha, assistir a uma peça de teatro, de ópera, concerto, cinema sozinha é uma forma de clausura bem real, não metafórica.

      Eliminar
    3. Cada um tem seu jeito de ver e sentir as coisas e todos são válidos. Eu não me sinto enclausurada, mesmo que sozinha em casa, se tiver nas mãos um bom livro, ou no ar uma boa música.

      Eliminar
    4. Eu também não me sinto enclausurada quando estou sozinha; sinto descontraída.

      Eliminar
  4. Na aparência
    todos temos a liberdade de escolhermos
    a forma de viver o mundo
    eu escolhi a janela escancarada
    eu escolhi a rua, a esplanada
    onde há muito não vou
    Aquele melro com quem falava
    já me censurou

    Ser velho é uma boa inevitabilidade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, mas como disse antes, a clausura pode não ter a interpretação monástica apenas, ou seja, referir-se ao lugar onde se tem o corpo.
      Ser velho pode ser "um velho amigo", "um velho sábio" ou apenas alguém que conquistou uma parte do futuro, a sua parte.

      Eliminar
  5. Não sei, se herdei do meu pai este desejo de clausura.
    Sei sim, que correr a persiana é uma maneira de sacudir a poeira quotidiana.
    Eu, mulher muitíssimo comunicativa, mesmo assim, preciso momentos de retiro desde tenra idade.

    ResponderEliminar
  6. Já eu, herdei da minha mãe este desejo de clausura...
    Não me faltem livros, filmes e música e não darei por ela.
    Beijo Luis, boa semana.

    ResponderEliminar