Foto de Daniel Filipe Rodrigues



Estamos num campo de esculturas


Sou um homem esculpido

sentado na noite. 

Uma noite com 

uma mancha azul 

e um cântico ___

___ e porque me sentei 

logo as palavras dizem em mim 

o valor da mancha azul 

e a origem do cântico. 

Escrevo com palavras límpidas 

porque estou sozinho, esculpido 

e sentado na noite 

na mancha azul 

no cântico 

como um operário 

que acaba de sair da mina 

e respira o dia e caminha 

agora num tecto azul. 

E todos os dias esta noite 

a entrar-me pouco a pouco 

pelo pensamento dentro 

a asfixiar-me o sono. 

Somos seres num campo de esculturas.



 

21 comentários:

  1. Descobri qual a filosofia por detrás do poema, porque me sentei no campo de esculturas — metaforicamente pensando…

    ResponderEliminar
  2. Desta vez, não faço perguntas sobre este campo de esculturas

    https://youtu.be/7976P65LPuc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mensagem passou, objectivo cumprido.
      Reconheceu o lugar da foto, nada como viajar.

      Eliminar
  3. Enquanto o autor destes desabafos poéticos, permitir que a noite, e os seus fantasmas, se sentem com ele pela noite dentro, não deixará de ser um homem esculpido em pedra. Abra-se à luz como estes homens, dispostos em círculo, olhando-se nos olhos e tentando ser homens de carne e osso. Dá-me a ideia de que vive permanentemente enterrado 'nessa mina'... e nem sequer é mineiro!

    Posso dizer que através destas fotos do seu filho primogénito, estou a conhecer e a formar uma ideia completamente diferente daquela que tinha da Dinamarca.
    Talvez devido à ideia que sempre fiz dos países nórdicos. Frios, gelados e inóspitos. Enfim, coisas de quem conhece pouco mundo...

    Acho este lugar , onde o céu é tão que baixo que as nuvens quase tocam a cabeça de quem visita Dodekalitten, absolutamente fabuloso.

    Um abraço de Bom Dia!

    ResponderEliminar
  4. Há ali um «que» a mais, antes de 'baixo' mas não apago o comentário pois tenho um link onde diz, "neste lugar", que se pode perder e seria uma pena. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei avisado sobre a "gralha".
      O autor também é mineiro por força das circunstâncias. Entramos pela mina dentro esperando valioso minério, escavamos durante tempos e tempos para, no fim, termos recolhido um pequeno saco de pedras, quando saímos da mina... estamos no exílio.
      A Dinamarca é fria e gelada no clima e não só mas, na qualidade de vida, é o melhor lugar do mundo, dizem as estatísticas.
      Bom Dia também para si e um abraço.

      Eliminar
    2. Pois bem, o MELHOR LUGAR DO MUNDO é a ALEMANHA 🇩🇪
      O povo dinamarquês é considerado o povo mais feliz do mundo 🇩🇰

      Espero que ninguém fique chateado com a minha intromissão.

      Eliminar
    3. A classificação de "melhor lugar do mundo" é apenas uma generalização que envolve alguma paixão de quem faz a classificação. Basta consultar artigos sobre o assunto para se constatar, que para viver, o melhor lugar é aceite generalizadamente ser a Dinamarca, aparecendo a Alemanha lá para o sétimo lugar
      https://www.eurodicas.com.br/paises-da-europa-com-melhor-qualidade-de-vida/
      O debate é útil. Neste site explicam-se as razões reais da classificação.

      Eliminar
    4. A classificação da Alemanha como o melhor lugar do mundo 🌍 é a minha opinião muitíssimo subjectiva.
      Portanto, não há debate, porque foi simplesmente uma brincadeira.
      Saudações do país 🇩🇪 do meu coração.

      Eliminar
  5. Confesso que a fotografia e as duas primeiras linhas do seu poema bastaram para me fazer "saltar" para o Word e começar um novo soneto...

    Tive de o abandonar no final da primeira estrofe, ou acabaria por não ler o seu belo poema. A seu tempo, voltarei ao meu inacabado/inexplorado soneto.

    Que nunca lhe falte a riqueza do minério da criatividade.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Satisfaz-me que algo da minha publicação tenha estimulado a sua criatividade. A criatividade é assim "das coisas nascem coisas" como disse Bruno Munari.
      Saúde, um abraço.

      Eliminar
  6. Acho que é um ser esculpido pela vida, com sonos interrompidos pelas memórias.
    Nunca uma estátua !

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma estátua com vida, uma estátua dolorosa, veemente com uma roseira calma entre os pés.
      Um abraço.

      Eliminar
  7. O tempo faz de nós o que quer...
    Gostei do que li.
    Beijo Luis, bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  8. também um dia serei apenas uma escultura
    nunca na praça
    talvez...talvez na memória de alguns
    ou
    de ninguém...

    ;)

    ResponderEliminar