Foto de Daniel Filipe Rodrigues


Do espectáculo me retiro


Sou um espectador da vida

quero ser difuso espectador

quero ser quase como um sono. 

     Sou um espectador empurrado pela vida

     sempre e nunca extenuado

     nessa ausência de vontade

     com as marcas dos tumultos

     no corpo ainda possível. 

Sou um espectador sem vida

em trânsito sob a chuva necessária 

a tão acanhado corpo desalmado. 

Dai-me um campo de papoilas e três filhos

que do espectáculo da vida ___

___ me retiro.



 

16 comentários:

  1. Com um campo de papoilas e as palavras do poeta — me retiro.

    ResponderEliminar
  2. Bonito pensamento este, que vagueia entre o que é e o que quer ser.
    Não é um espectador da vida, porque dela faz parte activa, digo eu.
    Não está sentado a ver a vida acontecer lá fora. Ainda é um actor em palco.
    Quanto às coisas que deseja para se retirar de cena, acho que já as conseguiu e não é de hoje.

    Já eu não me retiro. Continuo... umas vezes sentada no camarote,
    outras, como actriz, no papel da doce Dulcineia amada de D. Quixote. :)

    Creio que essa foto já por aqui passou. Essa ou outra muito semelhante.
    Quem poderia esquecer esse belíssimo campo de espigas de trigo salpicado de rubras papoilas?
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A primeira parte do seu comentário é uma gentileza para com o autor anima-o
      e incentiva-o a continuar.
      A segunda parte, humorística, como vem sendo hábito ultimamente, mostra a boa disposição com que aguarda a vinda de um qualquer Quixote, no entanto já velhote com a armadura ferrugenta e sem cavalo... mas que chegue, é o que interessa, não é?
      A foto é repetida, sim.
      Obrigado pela sua vinda e pelos comentários sempre tão curiosos.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. A vida nem sempre é um palco.
    Por vezes não chega à boca da cena.
    Esperaremos por um intervalo para
    fumar um cigarro ou não voltar a entrar.
    Mas aqui, sim: poesia que de espectador
    sou admirador.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos actores e espectadores simultâneamente. Actores sem assistência e espectadores de nenhum espectáculo.
      Obrigado pela sua vinda.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. Tão bonito!
    Três filhos e um campo de papoilas.
    Boa semana.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Saúdo este seu primeiro comentário e obrigado por ter tão bem classificado esta publicação de hoje.
      Até à próxima.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Li e reli
    e não afastei de mim
    a primeira sensação
    de espectador
    triste
    Três filhos e um campo de papoilas
    já detidos
    não dá razão para retiros.

    Vá, poeta
    salta para o palco

    ResponderEliminar