Foto de Daniel Filipe Rodrigues





 
 
Aquela casa


A casa amarela

a maravilhosa casa amarela

ou dourada ___ talvez


ainda me lembro das trombetas

e dos fogos coloridos e tu a acenares

a minha única visão 

nos limites da minha compreensão 


e a casa amarela

ainda no seu lugar de sempre

envelhecida mas na sua cor original 

como um sol de Setembro

a cair ao fim do dia


e o tempo a dar-lhe ___ forte ___

como se o amarelo pudesse ser

ignorado ___ mesmo pelo tempo


deixei os meus livros e os meus papéis 

na fúria da fuga ___ insensata fuga

tenho a chave da casa amarela

mas já não há porta

ainda assim vou guardá-la.








20 comentários:

  1. A CASA COR TERRA-SENA

    A casa da minha vida
    Antes apenas caiada
    Depois
    de barro apanhado
    em Chão Duro
    e transportado
    à quintinha da minha vida
    deu mistura
    cal e barro
    e as paredes ainda povoam a minha memória
    Fechadura?
    Não havia!

    ResponderEliminar
  2. Há sempre uma casa que fica na nossa memória pelos bons ou maus momentos que nela vivemos.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, há sempre um lugar onde deixámos um pouco da nossa vida.
      Saúde, um abraço.

      Eliminar
  3. Vou sentar-me um bocadinho na soleira da porta a contemplar a sua casa amarela, com sua licença, L.

    Tenho três casas maternas gravadas na memória. Solidamente. Trago-as sempre comigo, com papéis, livros, chaves e tudo.

    Pronto, li e reli a memória da sua casa amarela e parto agora, ainda um pouco cansada e dorida, mas mais reconfortada.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para o autor também é um conforto essa identificação com o texto, memórias que, afinal, todos temos e que por vezes afloram.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. As traves da casa amarela são tipicamente alemãs.
    Adiante …
    Gostei muito da aguarela e do poema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma casa amarela será sempre amarela em qualquer lugar do mundo. As memórias não têm nacionalidade.

      Eliminar
    2. Eu não me refiro à cor amarela, mas às traves pretas que não são tipicamente portuguesas.

      Eliminar
  5. Le case dove siamo cresciuti si stagliano nei nostri ricordi e nel nostro cuore. In quelle case ancora si muove un pezzo di della nostra vita. Bella poesia!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. In ogni casa in cui abitiamo restano i nostri suoni, le nostre parole. Un abbraccio.

      Eliminar
  6. Bonitas palavras ! A foto e a aguarelas também gostei bastante.

    ResponderEliminar
  7. Também tenho casas que fazem parte das minhas mais ternas e valiosas memórias antigas.
    Gostei muito da que descreve neste belo texto. Chamou-lhe amarela por ser a cor da casa desta foto, mas todos sabemos que as cores das casas que nos enchem o coração de ternas recordações, têm a cor já desvanecida, embora a cor das minhas sejam sempre imaculadamente brancas.
    Também gostei do 'reforço' da aguarela para dar mais ênfase ao amarelo da porta que já não existe senão na sua memória.

    Escrever sobre tudo parece tão fácil para si, Luís. É como se as palavras estivessem por aí, algures, esperando que o autor as colha e publique. Não é fácil, escrever diariamente sem nunca repetir um tema... :)
    Parabéns!
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inspirado no que diz um certo fado digo "escreverei até que os dedos me doam". Não sei até quando serei capaz de manter esta assiduidade mas... preciso dela. Agradeço reconhecido o acompanhamento que os meus leitores fazem do que aqui deixo. Um testemunho que ficará e que partilho com todos que o queiram.
      Um abraço.

      Eliminar
  8. Recordo muito agrado a casa dos meus pais, onde nasci, cresci, casei e ironicamente era amarela e antes de partir fui ver os estragos da guerra e embora danificada os meu pais ficaram. De resto nem quero falar!
    A foto impressiona-me e não sei dizer-te por palavras o que senti.
    Beijos e uma boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As mensagens que algumas publicações eventualmente contenham podem tocar a sensibilidade de alguns leitores. Todos temos em nós marcas de vida.
      Um abraço.

      Eliminar