Foto do autor do texto







Mensagem ao meu corpo


Corpo,

o inocente e irresponsável corpo

que nos segue e mora onde moramos nós 

sempre vestido de nu 

sempre com urgência de nascer

Corpo, 

são teus os dedos da nossa comum memória 

puídos de tão usados a contar

as páginas descoloridas da nossa mente

Corpo,

os malefícios que provocas na minha razão 

porque tu é que morres e não deixas

que eu exista depois de ti

Corpo, 

tu sabes como levar a minha mente ao êxtase 

sabes que quero adormecer abraçado a ti

que escrevo para ti um poema

que vou gravar no interior da pele do meu peito

Corpo, 

acompanho-te ___ vou cuidar de ti

até à desmemória


Vamos corpo

convida-me para passearmos à chuva.



 

22 comentários:

  1. Só agora depois de te ler
    me dou conta
    de que meu corpo
    não conta
    convoco Eu, Meu Contrário, Minha Alma
    e aprovam por unanimidade
    "Todo o corpo é um
    instrumento da vontade"

    ResponderEliminar
  2. Boa noite meu querido amigo Luís. Tocaste com tuas palavras o corpo e a mente desse carioca no Rio de Janeiro. Que possamos cuidar todos os dias do nosso corpo, mente e coração. Estamos no outono e o calor não quer ir embora. Grande abraço carioca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luiz
      Aqui, estamos há espera do verão. O Outono é uma estação bonita certamente terás imagens das cores que o Outono toma no teu país.
      Um abraço daqui, de longe.

      Eliminar
  3. Bons conselhos que dás ao teu corpo porque há que cuidar dele nas agruras do tempo.
    Não gostei nada da foto!
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tratemos bem o nosso corpo para que ele nos conserve vivos e capazes.
      Bom Dia. Um abraço.

      Eliminar
  4. O meu corpo convida-me para ir passear pelas margens do Reno. Até já!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma interessante ocupação, aqui não era possível, não existe o Reno e está a chover.

      Eliminar
    2. Aqui também está a chover, mas a chuva não me impede de caminhar.

      Eliminar
    3. Tenho problemas com os comentários, mas o Luís sabe quem caminha pelas margens do Reno.

      O CORPO como tema é deveras interessante.
      A imagem de um corpo da idade média também é ao meu gosto.

      Eliminar
    4. Percebi que este anónimo era Teresa Hoffbauer que passeia pelas margens do Reno e ainda ouvirá o eco dos cantos de Loreley.

      Eliminar
  5. Todos temos diálogos semelhantes com o nosso corpo, ou melhor, não sei se todos; eu tenho, mas nada como esta surpreendente beleza poética do seu, Luís.
    Por norma e sobretudo nas alturas em que vou vestir aquele vestido cintado, que me ficava a matar...ah, as coisas que eu lhe digo...
    Abençoada seja a sua fértil imaginação! :)
    Um abraço



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos somos surpreendidos quando retomamos antigas peças de roupa que verificamos desajustadas, tal como certos pensamentos já fora do tempo.
      Aceito reconhecido a sua bênção. Obrigado.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Nem sempre podemos fazer o que manda o nosso corpo, mas sim o que diz o nosso coração.
    O melhor mesmo é obedecer à nossa mente!

    Gostei do poema! Beijinhos e uma boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A nossa mente a comandar mas em muitas situações o nosso corpo a decidir.
      Obrigado, um abraço.

      Eliminar
  7. Usar o próprio corpo como musa de um poema, não está ao nível de qualquer um, poeta.
    De momento ando um pouco arreliada com o meu corpo que me tem pregado uma série de partidas ultimamente. De qualquer modo se ele me convidasse para um passeio à chuva, se calhar era capaz de aceitar. Adoro caminhar à chuva.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O corpo, muitas vezes, desiste antes de nós e condiciona a nossa energia.
      As melhoras do seu corpo, já que a sua mente está de boa saúde.
      Um abraço.

      Eliminar
  8. Belo poema.
    Interessante diálogo entre a mente e o corpo, mantenha-o sempre, pois o corpo e a mente coexistem como um todo e os benefícios são muitos.
    Bom passeio, quer faça chuva quer faça sol.
    Uma semana feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sempre prestamos atenção ao nosso corpo, praticamos algumas imprevidências.
      Obrigado, um abraço.

      Eliminar
  9. Um poema muito interessante.
    Corpo a Corpo.
    E sai um poema em forma de monólogo.
    Gostei bastante.

    :)

    ResponderEliminar