Quero saber

Diz-me

uma última vez

se tiver que ser a última 

mãe


diz-me quantos éramos à partida

diz-me quantos beijos guardavas nas nossas faces

diz-me como contrariavas os nossos medos

             antes de apagares a luz

diz-me por que não paraste este rio

             que passa sob as nossas camas

diz-me por que nos perdemos dois de nós 

             nas águas frias desse rio

diz-me de quem eram aquelas mãos que nos levavam

             ainda antes de termos nascido

diz-me por que tive de fugir e não choraste nesse dia

mãe 


Diz-me

uma última vez

se tiver que ser a última 

mãe

por que há uma rosa em cada sexo de mulher.



 

23 comentários:

  1. Respostas
    1. Realmente o poema desta noite é SUBLIME … mesmo.
      A senhora da fotografia, provavelmente a mãe do poeta, era linda como uma rosa.

      Eliminar
  2. A senhora sua mãe era linda. O poema? Magnífico.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  3. Meravigliosa questa poesia, molto toccante. Che bella donna tua madre. Buona giornata.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,
    Um poema lindissimo que me comoveu.
    Mãe, um amor eterno.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  5. Há três pormenores nesta fotografia que me fazem duvidar de que seja esta senhora a mãe do autor.

    Quanto ao texto poético, lindo, sem dúvida, segue a linha misteriosa em que o autor costuma envolver todos os seus escritos em que a sua progenitora é protagonista.
    No seu todo, esta é uma excelente publicação. Comove, deslumbra e enternece, como de resto pretendia o autor...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, o seu comentário é compensador.
      Garanto que a foto é a minha mãe.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Gostei imenso do poema e da foto cujas perguntas que fazes inquietou-me porque mesmo não tendes a resposta ela por certo terá feito o seu melhor. Muito comovente e com uma sinceridade que dói!
    Mal vejo as teclas e digo-te que cada vez mais me custa ir ao lar ver a minha mãe e a sua enorme decadência porque a sensação que tenho é que vou ver uma senhora porque a minha mãe já partiu há muito e saio de lá completamente desfeita. Ainda ontem ela me disse coisas que ouvi, engoli e fui desabar com o meu amigo mar.
    Beijocas e um bom dia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A decadência dos nossos é sempre triste e uma previsão da nossa própria decadência.
      Bom Dia, um abraço.

      Eliminar
  7. Um belo poema de homenagem à mãe.
    Gostei muito, é um excelente poema.
    Continuação de boa semana, caro amigo Luís.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Bello poema de alabanza hacia una madre y que bien puede representar, a todas las madres del mundo.
    Besos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuestras madres, de vez en cuando, aparecen en nuestros pensamientos. Un abrazo.

      Eliminar
  9. Boa tarde
    Fiquei fascinada com o poema…nem sei explicar, está tudo aqui.
    A saudade da mãe, a ternura, as questões que não se fizeram, as respostas que não obtivemos, a mágoa que nos acompanha após a partida e tantos sentires que me deixaram deveras emocionada.
    E depois o final! Belissímo!
    Tenho lido todos os seus trabalhos, mas, penso que este foi um dos melhores que li até agora e que mais me tocou.
    Acho que todas as mães são bonitas (nem que seja aos olhos dos seus filhos) mas, esta foto traduz uma imagem serena e muito bela.
    Desejo bom fim-de-semana com saúde.
    Um Beijo.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente com o seu comentário, é compensador saber que tocámos a sensibilidade do leitor.
      Muito Obrigado, um abraço.

      Eliminar
  10. Porque são os Pontos Cardeais que amparam o eixo do Mundo!
    Meu Filho!

    ResponderEliminar