Foto de Daniel Filipe Rodrigues





Poema que dava um fado


Tu és numa sentença 

um canto que me obriga

és quase uma doença 

a cruz que me castiga


Com todas que vieram

muitos anos se queimaram

e todas que viveram

comigo se casaram


Agora arrasto a cruz

faz sulcos pela terra

e a vida me conduz

p'los cardos de quem erra


Alguns cardos dão flor

e algumas serão rosas

decerto é o amor

a flor que não aprovas


Mata, mata esta canção 

mata como um algoz

rosas? não murcharão

quem morre somos nós 


A morte num abraço 

também se chama amor

morrer no teu regaço 

morrer com'uma flor




Só falta a música e a voz





18 comentários:

  1. Que rosa maravilhosa.
    O fado também me agradou e imaginei a música e a voz.
    Teresa 💙💙

    ResponderEliminar
  2. Nossa! Que linda poesia!

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito, L.!

    Conseguiu que a maioria dos versos tivessem seis sílabas poéticas embora alguns - muito poucos - tenham as sete sílabas típicas da quadra popular/redondilha maior. Mas não quero matar esta canção! Muito pelo contrário: cantá-la-ia com muito prazer se ainda tivesse voz e fôlego.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Procurei que todas tivessem 6 sílabas, as que não têm foi porque as contei mal.
      Uma tentativa a brincar com versos.
      Um abraço.

      Eliminar
  4. A rosa não é a minha flor predileta, mas reconheço que dá belas fotos. Gosto do fado, mas não conte comigo para cantá-lo. Sempre tive uma voz tão bela, que a minha avó dizia que se me pusesse a cantar à meia noite à porta de uma taberna, fazia os bêbados todos fugir.
    Rsrsrs. Todavia sabia imitar na perfeição, aquela voz fininha de algumas cantadeiras de folclore.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seu comentário de hoje revela boa disposição, o que me agradou, porque isto que publiquei hoje não passa de uma brincadeira. Afinal, um fado que nunca, será cantado.
      Saúde, um abraço.

      Eliminar
  5. Gosto de fado , tem a ver com a minha costela da Mouraria .
    Dava sim um bonito fado, cantado por Argentina ou Carlos do Carmo.
    Gostei deste poema que dava um fado.
    Cheguei aqui com Um Chá do Deserto e vou- me com o perfume desta bonita rosa.
    Brisas doces *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saúdo este seu primeiro comentário, é sempre compensador que um novo leitor nos deixe as suas palavras.
      Este fado nunca será cantado, a não ser na nossa imaginação.
      O final do seu comentário também é poético, obrigado.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Eu jamais a cantaria e logo fado em que fizeste um poema tão triste. A Rosa é muito bonita!
    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Caro Poeta/Pintor
    A foto é bonita e o poema tem todos os componentes para um bom fado.
    Gostei!
    :)

    ResponderEliminar