Foto do autor do texto





Não quero ter nome


Quero deixar de ter nome 

e que se esqueçam da minha figura 

já não vale a pena aparecer na paisagem 

tenho o pescoço comprido de mais 

e tenho já pouco cabelo 

quero passar por todos sem que me vejam 

e sem que me chamem ___

___ melhor que não saibam o meu nome 

Ando por aqui há tantas décadas 

que estou quase a conseguir ser invisível 

existo apenas para ti 

entre o desejo e a dúvida


Embora contra minha vontade

vejo-me obrigado a revalidar

o cartão de cidadão mas vou 

e levo uma flor branca na lapela.




 

11 comentários:

  1. Tu queres muita coisa, embora digas "existo apenas para ti entre o desejo e a dúvida" mas amigo a vida dá cada volta e lá tens que revalidar o Cartão do Cidadão com uma camélia branca na lapela que ficará invisível no dito:))) mas agradará a quem o fizer:)))
    Beijos e um bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cada um a sua identidade, umas vezes desejada outras não.
      Bom domingo. Um abraço.

      Eliminar
  2. Viver no anonimato, não como um castigo mas como um desejo.

    ResponderEliminar
  3. Existir para ela entre o desejo e a dúvida é poesia pura …
    e sempre com uma camélia na lapela.

    Düsseldorf Helau 🤡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existir para alguém é um fio que nos liga à vida, depois de todos terem seguido as suas próprias vidas.

      Eliminar
  4. Miradas desde mi lente deixou um novo comentário na mensagem "":

    La misma persona, puede ser vista de diferentes maneras, es cuestión de lo que piensa la persona que se relaciona con ella y con eso, no quiero decir que haya falsedad en esa ersona.
    Hay momentos en que se necesita soledad y otros que se necesita estar en compañía de otras personas.
    Existen personas medicinas, que hacen mucho bien y personas tóxicas, que debemos evitar.
    Besos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos, de hecho, lo que los demás ven de nosotros y no lo que pensamos de nosotros mismos. Durante nuestra vida nos encontramos con personas que tuvieron una mala influencia en nuestras vidas, pero solo más tarde nos damos cuenta de esto. Un abrazo.

      Eliminar
  5. Cidália Ferreira deixou um novo comentário na mensagem "":

    Bonito!! :)
    .
    Confesso, que não gosto, não. Feliz Carnaval...
    .
    Beijo, e excelente fim de semana, de carnaval.

    ResponderEliminar
  6. Meu amigo e Caro Poeta/Pintor
    Sabe que a foto está muito boa!
    O Poema é um pouco pertinente.
    Ser anónimo é uma coisa, mas um nome é importante.
    Havia uma escritora que tinha um gato, e o nome dele era o "sem nome"
    Lembrei-me e acho que o meu amigo merece o nome que tem.
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há uma tentação para o anonimato, quando todos se expõem nas redes sociais.
      Um abraço.

      Eliminar