Foto de NONNUAGE



Deixo a minha casa


Construo a minha casa

segundo o meu projecto

desenhos e mais desenhos

uma pequena casa

farei também a paisagem

tudo a meu gosto

de um lado o silêncio de deserto

as dunas de Erg Chebbi

do outro a brisa de Espanha 

e o som dos moinhos

do Campo de Criptana


Concretizado o projecto

deito fogo à minha casa

nesse acto tresloucado

deito fogo ao meu país 

à ideia de comunidade

à conversa de pátria como família

tudo a arder 


Depois ___ como não suporto

a compaixão ___ e não preciso dela

organizo as minhas memórias 

acondiciono o meu passado

e parto

para ir nascer noutro lado.



Foto de WIKIPÉDIA 




10 comentários:

  1. Desta vez este texto faz lembrar aquele alentejano que regava a horta enquanto chovia.
    Quando um vizinho lhe faz notar o desperdício de água, quando Deus lhe a mandava do Céu, de graça, ele responde com arrogância:
    "Ê cá nã preciso dos favores de nenguém"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poesia
      “a união de duas palavras que ninguém poderia suportar que se juntassem, e que formam algo como um mistério.”
      Federico Garcia Lorca

      Eliminar
    2. 👍 Gostei e entendi!

      (...)
      Uma lata existe para conter algo
      Mas quando o poeta diz: "Lata"
      Pode querer dizer o incontível

      Uma meta existe para ser um alvo
      Mas quando o poeta diz: "Meta"
      Pode querer dizer o inatingível

      Por isso, não se meta a exigir do poeta
      Que determine o conteúdo da sua lata
      Na lata do poeta tudo e nada cabe
      Pois ao poeta cabe fazer
      Com que na lata venha a caber
      O incabível.

      Gilberto Gil
      [ "Metáfora"]

      https://www.youtube.com/watch?v=2lAxQILeg-g
      -------------------------------

      Eliminar
  2. Estamos sempre a renascer. No próximo poema, quase sempre.

    Eu, nas minhas actuais reedições, dificilmente me sinto renascer...

    Um forte abraço, L.!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo nas reedições há um renascimento que trará resultados no futuro.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. A casa sempre reflete a identidade do dono . , é um lugar
    físico mas cheinho de sentimento.
    O poema imprime uma saudade do que foi e o desejo
    de deixar tudo e partir...
    beijinhos ,L

    ResponderEliminar
  4. A mí también me cautivaron, esos molinos de viento del Campo de Criptana.
    Feliz fin de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Me gustaría algún día visitar el Campo de Criptana.
      Un abrazo.

      Eliminar