Foto do autor do texto



Como se é doce

e se amansa a vida


A minha vida tem a ordem

que ela própria me ensinou, 

detenho-a quando eu quiser, 

uma voz diz-me

     -agora ainda não! 

Por ti abro a janela e olho

lá fora o cair da tarde e

o sol a ser vencido pela sombra, 

as aves que desistiram

da nossa terra ___ por agora

partem para longe. 

Fecho a janela, sento-me e 

vejo tudo nos lugares de sempre, 

é noite outra vez. 

Ainda não descobriste

como se é doce e 

se amansa a vida.



 

18 comentários:

  1. Descobertas existem que jamais se fazem...

    Bom final de semana

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso e é isso mesmo uma procura deveras doce e por vezes tão amarga!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  3. Outro esplêndido poema, L.
    Penso que tenho os meus momentos de doçura, mas não creio que tenha aprendido a amansar a vida. Já a morte...

    Um forte abraço!

    ResponderEliminar
  4. " R y k @ r d o " deixou um novo comentário na mensagem "":

    O que seria da vida se essa não fosse composta por interrogações? Decerto que não teria o mesmo valor.
    .
    Feliz fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem razão, um pouco de incerteza alimenta o desejo de viver.
      Bom fim de semana.
      Um abraço.

      Eliminar
  5. A minha vida é doce e mansa como um cordeiro antes da matança.
    Abro a janela que dá para o jardim 🌻 e recito o poema em voz alta com a música dos pássaros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é tudo muito belo. Felizes os que têm uma janela para um jardim e dizem poemas em voz alta para si próprios.

      Eliminar
    2. A FELICIDADE não vem das janelas nem dos jardins 🌻
      A FELICIDADE É APROVEITAR O INSTANTE QUE PASSA.

      Eliminar
    3. Tem toda a razão mas se o instante for à janela sobre o jardim e a dizer poesia... isso pode ser um momento de felicidade.

      Eliminar
  6. E , a vida passa L e vamos adoçando-a dia sim outro também.
    Lá fora 'o cair da tarde' melancólico .
    Teu poema me faz lembrar que vou precisar amansar a vida...
    .Abraço grande , poeta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo do domínio da poesia, sabemos que o amansar da vida não interessa a todos.
      Um abraço também.

      Eliminar
  7. Por mim (para me agradar ((: )) pegava no casaco e saía
    energicamente para a rua... Depois de trinta minutos de
    uma boa marcha, apreciaria o espetáculo do ocaso...
    Ao regressar, tudo seria igual, mas pareceria diferente.
    Bom fim de semana. Abraço
    ~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  8. a vida passa, é preciso adoçar com o que mais nos interessa.
    e há tanta coisa que eu gosto!
    um poema esperançoso e bonito.
    bom fim-de-semana.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se soubermos como fazer e se quisermos, tudo correrá melhor.
      Bom fim de semana.
      Um abraço.

      Eliminar