Vídeo do autor do texto



Ser morto


Na morte cobrem o morto

com um lençol branco

para que não se envergonhe

de estar morto


e enlaçam-lhe um fio com um cartão 

no dedo do pé eleito ___ o maior

para que ele possa dizer quem é 

nesse lugar decisivo ___ 

___ irrepetível para ele


só a partir desse momento

se deve chorar o morto

porque o morto antes de ser morto

não deve ver as lágrimas 

para não desanimar

na função em que a vida o investiu


mais lágrimas vêm depois

em presença do corpo e das flores

no lamento que o morto já não ouve

mas a que pode assistir lá do alto

para que sofra com o sofrimento dos seus


consta que ser morto não é fácil 

por isso vou morrer sozinho

e não dou notícia a ninguém.



 

16 comentários:

  1. Dissolvo o meu medo após a visita à morgue na água do ribeiro que corre suavemente …

    ResponderEliminar
  2. Sorrisos... Verdades poéticas...
    E a vida vai passando e esgotando-se... O vídeo captou um bom momento.
    Convido-o a frequentar o 'blog' da Marta. São poemas curtos e intensos...
    A Poeta publica diariamente os seus desafios à criatividade.
    http://escrevercomamor.blogspot.com/
    O meu abraço
    ~~~~~~~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre simpática a sua vinda.
      Irei ao blog que sugere.
      Um abraço também.

      Eliminar
  3. Um poema muito "noir" que quase me deixou sem palavras, L. Vou ponderar seriamente a ideia de não comparecer à minha morte, a menos que possa estar segura de que, no papel que me pendurarão no dedo maior do pé, esteja escrito um dos meus sonetos mais revolucionários.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então já somos dois... se a moda pega muita coisa mudará.
      De vez em quando temos direito ao absurdo, não é?
      Um abraço.

      Eliminar
  4. A morte é uma sequência da vida...não há lugar a vergonha....e a água tranquiliza....
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom seria que a vida também fosse uma sequência da morte... para o que morreu.
      Um abraço também.

      Eliminar
  5. Quase que nos igualamos na morte, não fosse um ou
    outro pormenor que traduza a vida mais ou menos
    pomposa do finado.
    "Memórias de um espírito", uma forma de parodiar um
    pouco a passagem...para outro nível.
    Um abraço
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A morte é implacável para com todos, mas alguns conseguem ir adiando a sentença.
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Nadie es dueño, de la vida de nadie. nadie se merece una muerte tan cruel. Si ha cometido algún delito, lo que puede es ser juzgado.
    Un abrazo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mi poema sólo relata los procedimientos que involucran al difunto.
      Un abrazo.

      Eliminar
  7. Acho interessante a desenvoltura para falar da morte
    de si próprio. Eu não tenho ... prefiro deixar passar em brancas nuvens negras risos
    Adorei o vídeo ,L e da morte que venha serenamente , sem previsões fúnebres.
    Abraço L

    ResponderEliminar
  8. A morte é certa para todos os seres vivos.
    Mas, é algo que me assusta, apenas peço que seja breve e sem sofrimento.
    Um poema que eu nunca escreveria embora lhe conceda o mérito poético.
    :)

    ResponderEliminar